EDUCAÇÃO
Satuba é o município alagoano com mais alunos que estudam fora da cidade
Mais de um terço dos estudantes precisa se deslocar para estudar em outra região
Mais de um terço dos estudantes de Satuba, na Região Metropolitana de Maceió, precisa se deslocar para estudar em outro município. O dado faz parte do Censo Demográfico 2022, divulgado pelo IBGE, que analisou os fluxos de deslocamento de mais de 53 milhões de estudantes em todo o país.
Segundo o levantamento, divulgado na quinta-feira, 9, 34,2% dos estudantes de Satuba estudam fora da cidade onde moram, proporção quase cinco vezes maior que a média nacional, de 7,2%. Outros 65,7% frequentam instituições de ensino dentro do próprio município, e 0,1% estão matriculados no exterior.
Os números fazem com que Satuba apareça entre os 20 municípios brasileiros com maior deslocamento estudantil, ao lado de cidades do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. O IBGE aponta que os maiores índices de deslocamento estão associados à busca por ensino superior e à concentração de instituições educacionais em centros urbanos maiores.

Em Alagoas, o cenário pode ser associado à dependência dos municípios vizinhos em relação à capital. Maceió concentra a maior parte das universidades públicas e privadas, além de escolas técnicas e centros de formação profissional, o que obriga estudantes de cidades menores, como Satuba, Rio Largo e Pilar, a viajar diariamente para estudar.



