UNIÃO DOS PALMARES
Ex-prefeito critica retirada de Zumbi do nome da sede da Prefeitura
Prédio deverá receber novamente o nome Palácio Municipal Antônio Gomes de Barros
O ex-prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, criticou a alteração do nome “Zumbi dos Palmares” da sede da Prefeitura Municipal, aprovada pela Câmara de Vereadores. Em vídeo divulgado nas redes sociais, ele afirmou que a mudança ignora a história ligada ao Quilombo dos Palmares.
“Procurei fazer com que a cidade buscasse o pertencimento da história de Zumbi dos Palmares. A Serra da Barriga e essa história são nossas, e de União dos Palmares”, disse Areski ao defender a preservação da memória do líder quilombola.
O projeto prevê que o prédio deixe de se chamar Palácio Municipal Zumbi dos Palmares e receba novamente o nome Palácio Municipal Antônio Gomes de Barros. A proposta foi apresentada em 20 de outubro pelos vereadores Gustavo Pedroza, Ricardo Praxedes e Elvinho e aprovada pela Câmara em 3 de novembro.
Areski relembrou iniciativas durante seu mandato relacionadas ao patrimônio histórico do município, como a instalação de monumentos e a criação da Praça dos Guerreiros, voltadas ao turismo e à cultura afro-brasileira.
“Não existe símbolo maior de reconhecimento da história de Zumbi dos Palmares do que colocar o nome do prédio principal da cidade com o nome do principal representante da nossa história. Zumbi é herói nacional”, declarou o ex-gestor. A decisão aguarda sanção ou veto do prefeito Júnior Menezes.
União dos Palmares abriga a Serra da Barriga, local ligado ao Quilombo dos Palmares. Zumbi foi morto em 20 de novembro de 1695, data que passou a marcar o Dia da Consciência Negra no país. A Prefeitura ainda não divulgou posicionamento oficial sobre o assunto.



