ESTRATÉGIA

Alagoas vai à COP30 com foco na transformação ecológica e parcerias

Serfi é responsável pela coordenação das agendas estratégicas de AL na conferência
Por Assessoria 07/11/2025 - 18:23
A- A+
Arthur Fontes
COP30 acontece na cidade de Bélem
COP30 acontece na cidade de Bélem

Às vésperas da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém, a partir de segunda-feria, 10, o Governo de Alagoas intensifica sua preparação sob a coordenação da Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi). A pasta, liderada pelo secretário Júlio Cezar, tem desempenhado papel central na articulação de projetos e estratégias que colocam o Estado em sintonia com a agenda global de sustentabilidade e descarbonização.

Entre as principais ações está o desenvolvimento do Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica (PTE-NE), iniciativa construída em parceria com o Consórcio Nordeste. Em Alagoas, a Serfi liderou o processo de elaboração do plano, reunindo órgãos estaduais como acomo a Secretaria de Estado de Governança Corporativa (Governança), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), o Gabinete Civil do Governo do Estado, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra).

O trabalho resultou em 12 projetos sustentáveis, que vão de ações de mitigação das mudanças climáticas a soluções de incentivo à economia verde — todos incluídos no documento que será lançado pelos governadores do Nordeste durante a COP30.

Além da oficina de construção do PTE-NE, realizada em Maceió, a SERFI também conduziu a validação técnica do plano em Brasília, consolidando as contribuições de Alagoas no contexto regional.

“Alagoas está trilhando um caminho sólido rumo à economia verde. A SERFI tem sido o elo entre o Governo do Estado, os parceiros nacionais e internacionais, e as instituições financeiras que acreditam no potencial transformador do Nordeste. Nossa missão é mostrar, na COP30, que Alagoas não apenas acompanha o debate global sobre sustentabilidade, mas é parte ativa da solução”, destacou o secretário de Estado Júlio Cezar.


Encontrou algum erro? Entre em contato