Serviço público
MP apura possível insuficiência de vagas no concurso da Guarda de Arapiraca
Órgão quer entender se o quantitativo ofertado atende à necessidade do município
O Ministério Público de Alagoas (MPAL) instaurou um inquérito civil nesta sexta-feira, 14, para analisar se as 48 vagas previstas no concurso da Guarda Civil Municipal de Arapiraca são suficientes para suprir a demanda da cidade.
A medida foi adotada pela 10ª Promotoria de Justiça e foi tomada após uma representação enviada à Ouvidoria do MP, questionando o baixo número de vagas diante da população de mais de 236 mil habitantes.
A promotoria agora busca esclarecer os critérios adotados pelo município para definir o quantitativo. "Número desproporcional à população do município de cerca de 236.000 habitantes, segundo o IBGE/2022", explica o promotor Bruno de Souza Martins Baptista.
O concurso para Guarda Municipal de 3ª Classe, regido pelo Edital nº 01/2025, reserva 20% das vagas para mulheres. Segundo a Prefeitura, 107 candidatos já foram aprovados nas etapas psicológica e médica e seguem para o exame toxicológico.
Segundo o MP, o objetivo é garantir que o processo esteja conforme os princípios da legalidade, moralidade e eficiência. O inquérito deverá reunir informações, solicitar documentos e verificar se a quantidade de vagas anunciada corresponde à necessidade real da corporação.



