COAÇÃO

PF apura tentativa de impedir eleitor de votar em Minador do Negrão

Operação investiga pagamento para que eleitor não votasse nas eleições de 2024
Por Redação 18/11/2025 - 14:38
A- A+
Assessoria
Polícia Federal de Alagoas
Polícia Federal de Alagoas

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira, 18, a Operação Abstenção, que apura corrupção eleitoral e tentativa de coação de eleitor durante o pleito municipal de 2024, em Minador do Negrão, no interior de Alagoas. A ação foi iniciada com base em indícios de que eleitores teriam sido aliciados para deixar de votar.

De acordo com a PF, as investigações indicam que um eleitor foi levado à casa de um candidato, teve seus documentos pessoais retidos e recebeu R$ 1.000,00 para não comparecer às urnas. A conduta é investigada como tentativa de interferência no livre exercício do voto.

A Justiça Eleitoral da 45ª Zona de Igaci expediu três mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos com o objetivo de recolher elementos que comprovem a materialidade do crime. As medidas também buscam reforçar os indícios de autoria e identificar outros possíveis envolvidos no esquema.

A Polícia Federal segue com as diligências, e a investigação permanece em curso. Conforme informado, novas medidas podem ser adotadas conforme o avanço das apurações. Minador do Negrão fica no Agreste de Alagoas e tem população de 4.845pessoas, segundo o IBGE (2022).

Em 2024, o candidato Josias Aprígio teve 63,56% dos votos dados a todos os candidatos e se elegeu. Em segundo lugar ficou Emilio Barros, com 36,44%. Foram, no total, 4.251 votos válidos nas eleições de 2024 e outros 26 brancos, 155 nulos e 868 abstenções.


Encontrou algum erro? Entre em contato