Polícia
Doze membros do Comando Vermelho são presos em operação em Alagoas, diz SSP
Detidos já tinham sido condenadas por crimes como tráfico de drogas e roubo
Pelo menos 12 integrantes da facção criminosa Comando Vermelho foram presos durante a operação integrada deflagrada pelas Secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP) e de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) nesta quarta-feira (19). Os detalhes da ação foram apresentados durante entrevista coletiva, no início da tarde, na sede de SSP, no Centro de Maceió.
De acordo com o secretário interino da Segurança Pública, o trabalho integrado foi fundamental para a identificação dos infratores.
“As equipes verificaram que essas pessoas, que outrora já tinham sido condenadas por crimes como tráfico de drogas e roubo e até recebido progressão da pena, tinham voltado a cometer os ilícitos em prol da facção. Além de descumprir a medida protetiva imposta pelo uso da tornozeleira eletrônica, eles também retornaram ao mundo do crime alimentando ainda mais a organização criminosa presente em várias partes do país. Com isso, foi feito um planejamento técnico, inclusive para evitar possíveis resistências, e com muita eficiência logramos êxito total na operação. Podemos dizer que chegamos a 110% de sucesso na ação, tendo em vista que prendemos um indivíduo a mais daquele número que era alvo das atividades desta quarta”, afirmou o coronel Jairison.
O secretário de Ressocialização e Inclusão Social foi enfático quanto a importância do monitoramento dos reeducandos que vão ao regime semiaberto. “Nós da Seris estamos verificando dia e noite a situação de cada reeducando que recebe o direito de sair do presídio com a utilização da tornozeleira e quando detectamos alguma irregularidade já acionamos a Justiça para que as providências sejam imediatamente tomadas. Além de desrespeitar as regras, essas pessoas ainda voltam a cometer crimes, o que é inadmissível. Continuaremos realizando o monitoramento através da tecnologia e também as visitas comunitárias que apuram in loco o cumprimento das medidas estabelecidas”, disse Diogo Zeferino.
Participaram da operação cerca de 70 policiais dos Comandos de Missões Especiais (CME) e de Polícia da Região Metropolitana (CPRM), da Polícia Penal, da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco) e da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit).
A coletiva de imprensa contou com a presença do secretário interino da SSP, coronel Jairison Melo, e do secretário da Seris, Diogo Zeferino, além dos representantes das forças policiais participantes na ação conjunta realizada nos municípios de Maceió, Marechal Deodoro, Penedo e Branquinha, além do comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim.



