Energia

ANP aprova 1º projeto de estocagem subterrânea de gás em Alagoas

Projeto da Origem Energia em Pilar será o primeiro de armazenamento subterrâneo de gás natural
Por Larissa Cristovão - Estagiária sob supervisão 22/12/2025 - 18:07
A- A+
Reprodução
Empreendimento da Origem Energia, em Pilar, será o primeiro do tipo no Brasil
Empreendimento da Origem Energia, em Pilar, será o primeiro do tipo no Brasil

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou, na última quinta-feira, 18, a minuta de autorização para o projeto de estocagem subterrânea de gás natural (ESGN) da Origem Energia Alagoas S.A., a ser desenvolvido no campo de Pilar, na região metropolitana de Maceió.

Segundo a Agência, este será o primeiro projeto operacional de armazenamento subterrâneo de gás natural do país, representando um avanço estratégico para o mercado brasileiro de gás. A autorização, no entanto, ainda depende da publicação no Diário Oficial da União e do cumprimento de todos os requisitos técnicos exigidos pela ANP.

O projeto será implantado em etapas. A fase inicial, considerada piloto, prevê o uso de quatro poços originalmente destinados à produção para a injeção e retirada de gás natural, com capacidade útil de 50,6 milhões de metros cúbicos.

Enquanto não há regulamentação específica sobre a atividade, a ANP utilizou normas já existentes para autorizar o empreendimento, conforme previsto na Nova Lei do Gás. A iniciativa também estabelece regras relacionadas à segurança operacional, acesso às instalações e proteção ambiental.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato