EVOLUÇÃO
Arco Metropolitano de Maceió avança com obras na BR-424
Trecho passa por duplicação, construção de viadutos e melhorias de segurança viária
As obras de implantação e duplicação do Arco Metropolitano de Maceió, na BR-424, seguem em ritmo acelerado e já avançam em diferentes frentes de trabalho. O empreendimento contempla um trecho de 16,2 quilômetros, entre os km 92 e 108,2 da rodovia, e recebe investimentos de R$ 256 milhões do Governo Federal, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
Os serviços incluem terraplenagem, pavimentação, adequação de capacidade da via e ações voltadas à eliminação de segmentos críticos, com foco na ampliação da segurança viária. Atualmente, mais de 13 mil veículos circulam diariamente pelo trecho, que deverá registrar melhorias significativas na fluidez do tráfego após a conclusão das intervenções.
Além da duplicação e da implantação de vias marginais, o projeto prevê a construção de três viadutos: um no entroncamento com a BR-316/AL, outro no Polo Industrial e o terceiro na ligação com a AL-101/BR-349. Também estão previstas a restauração e o alargamento da ponte sobre o Rio Remédio, além da implantação de uma nova ponte no mesmo local.
A expectativa é que, ainda no primeiro semestre deste ano, sejam entregues 9,6 quilômetros de pista duplicada, incluindo dois viadutos. O trecho beneficiará diretamente o tráfego nos municípios de Pilar, Santa Luzia do Norte, Satuba e Marechal Deodoro.
Considerado estratégico para o escoamento da produção agrícola, industrial e comercial — especialmente por atravessar o Polo Industrial de Marechal Deodoro —, o Arco Metropolitano é apontado como fundamental para a integração regional. A obra deve reduzir custos logísticos, ampliar a competitividade dos produtos locais e fortalecer o desenvolvimento econômico e social da região, além de garantir mais segurança e conforto aos usuários da rodovia.



