Assessoria
Bovinos negociados para a Turquia após 90 dias no Boitel Pindorama
No último dia 7 de janeiro, a Pindorama deu um novo passo no que diz respeito ao seu pioneiro confinamento coletivo de gado, o Boitel Pindorama. Cem animais provenientes de um cruzamento das raças angus aberdeen e nelore, que estavam hospedados no boitel, foram exportados para a Turquia, após negociações capitaneadas pelo presidente da Cooperativa, Klécio Santos, e o proprietário dos animais, o pecuarista Carlos Messias, proprietário do Sítio Taquara, localizado no município de Anadia, interior de Alagoas.
• Clique para se inscrever no canal do EXTRA no WhatsApp ou Telegram
Os animais em questão passaram cerca de 90 dias hospedados no boitel. De acordo com o engenheiro agrônomo Kevin Rodrigues, coordenador de exploração pecuária da Cooperativa Pindorama, nesse período de confinamento, o gado exportado ganhou uma média de 135 kg, o equivalente a 4,53 arrobas de ganho de peso vivo, em relação ao medido no ato do check-in.
Para Rodrigues, a exportação dos animais representa avanço para o empreendimento da Pindorama, o primeiro confinamento coletivo de bovinos do Nordeste.
"A exportação de bois angus aberdeen cruzados com nelore representa um avanço estratégico muito importante para o Boitel Pindorama. Esse tipo de animal une a rusticidade e a adaptação do Nelore à qualidade de carne e à precocidade do Angus, o que atende exatamente às exigências do mercado internacional", disse.
Ainda segundo o especialista, tal operação traz a valorização necessária ao empreendimento da Cooperativa, expandindo os horizontes a cenários mais amplos, como o mercado internacional, além de destacar a seriedade e competência da condução do negócio.
"Para o empreendimento, isso significa em uma maior valorização do boi terminado e acesso a mercados mais exigentes. Além disso, esses animais apresentam melhor eficiência produtiva, com bom ganho de peso e acabamento de carcaça, o que melhora os resultados operacionais do Boitel Pindorama. No contexto geral, participar da cadeia de exportação fortalece a imagem do Boitel Pindorama como um sistema tecnificado, confiável e alinhado aos padrões internacionais, trazendo mais rentabilidade e sustentabilidade ao negócio", pontuou Rodrigues.
Principal responsável pela instalação do boitel, o presidente Klécio Santos comemorou a abertura de mais uma frente de negócio, destacando que isso só foi possível pelo tratamento dado aos animais durante a hospedagem.
"Mais um mercado que se abre na nossa agropecuária do estado de Alagoas. Um animal para exportação é avaliado em muitos critérios, então prova que o nosso trato, nossa genética, os animais que a gente tem parceria tem sido de excelente qualidade. Abre-se uma porta fantástica e a gente fica feliz em poder estar sendo protagonista em mais um negócio estratégico e importante para a pecuária alagoana. É importante para a Cooperativa em termos de resultado e de ganho efetivo, mas também é muito importante para o coletivo, para aqueles que são parceiros e estão com seus animais aqui", enfatizou Klécio Santos.
Os animais foram exportados a partir do porto de Belém, capital do Pará, na região Norte do país.
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.