Educação superior

Enamed 2025: veja as notas dos cursos de Medicina em Alagoas

Nenhuma das instituições que ofertam o curso no estado alcançou nota máxima, segundo o MEC
Por Adja Alvorável 19/01/2026 - 21:45
A- A+
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Graduações do estado obtiveram conceitos satisfatórios, entre 3 e 4, na avaliação
Graduações do estado obtiveram conceitos satisfatórios, entre 3 e 4, na avaliação

Nenhum dos cursos de medicina em funcionamento em Alagoas alcançou o conceito máximo no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025, cujos resultados foram divulgados nesta segunda-feira, 19, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Saúde.

De acordo com os dados da avaliação, todas as graduações de medicina avaliadas no estado ficaram com conceitos considerados satisfatórios, variando entre as faixas 3 e 4 do Enade, que compõe o Enamed. 

Entre os cursos avaliados, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), em Maceió, obteve conceito 4, com 76,5% dos concluintes participantes atingindo desempenho igual ou acima da proficiência. A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) também alcançou conceito 4 nos cursos ofertados em Maceió e Arapiraca, com percentuais de proficiência de 79,5% e 83%, respectivamente.

Já os cursos ofertados pelo Centro Universitário Cesmac e pelo Afya Centro Universitário de Maceió receberam conceito 3. No Cesmac, 61% dos concluintes participantes atingiram o nível de proficiência, enquanto no Afya Maceió o percentual foi de 62,7%.

Cursos de medicina em Alagoas – Conceito Enamed 2025

  • Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) – Conceito 4
  • Universidade Federal de Alagoas (Ufal – Maceió) – Conceito 4
  • Universidade Federal de Alagoas (Ufal – Arapiraca) – Conceito 4
  • Centro Universitário Cesmac (Maceió) – Conceito 3
  • Afya Centro Universitário de Maceió – Conceito 3

Clique aqui para acessar a lista completa.

Avaliação nacional

O Enamed é a modalidade do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) voltada exclusivamente para os cursos de medicina e permite o aproveitamento dos resultados nos processos seletivos de programas de residência médica, por meio do Exame Nacional de Residência (Enare).

O levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aponta que o Enamed 2025 avaliou 89.024 estudantes e profissionais de medicina em todo o país. Do total, 75% alcançaram desempenho proficiente. Entre os estudantes concluintes dos cursos de medicina, 67% atingiram o nível de proficiência. Já entre os médicos formados inscritos no Enare, o índice foi de 81%.

No total, 304 cursos de medicina ofertados por instituições públicas federais e privadas participaram da avaliação. Desses, 204 cursos (67,1%) obtiveram conceitos satisfatórios, entre 3 e 5. Outros 99 cursos (32%) ficaram com conceitos 1 e 2 e passarão por medidas de supervisão do MEC.

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o Enamed funciona como um instrumento de diagnóstico da formação médica no país. Santana destacou ainda que o objetivo das ações de supervisão não é penalizar instituições, mas assegurar a melhoria da formação médica. De acordo com o MEC, nenhum estudante será prejudicado durante os processos de supervisão aplicados aos cursos com desempenho insatisfatório.

O Enamed passou a ser realizado anualmente a partir de 2025 e unifica a avaliação do Enade com a prova teórica de acesso direto à residência médica, ampliando o monitoramento da qualidade dos cursos de medicina e impactando diretamente a formação de novos médicos no Brasil.


Encontrou algum erro? Entre em contato