PROCESSO
Alagoas estabelece menor tempo médio da história para abertura de empresas
Número atingido em 2025 representa uma diminuição de 14,16% em relação a 2024
Em 2025, Alagoas atingiu o tempo médio de 11 horas e 37 minutos para abertura de empresas. O número representa o melhor tempo alcançado na história do estado, refletindo em uma diminuição de 14,16% em relação às 13 horas e 32 minutos estabelecidas em 2024. As informações anuais são divulgadas pela Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), do Governo Federal.
A análise promovida pela Redesim observa o tempo médio desde a criação do protocolo para abertura empresarial por parte do empreendedor, com o preenchimento da consulta prévia, até a autenticação do processo por parte da Junta Comercial. Dessa forma, são examinados três fatores: tempo para resposta quanto à consulta prévia de localização e nome empresarial, tempo para validação cadastral no sistema e tempo de análise do processo pela Junta Comercial.
No ano passado, o tempo médio para a consulta prévia foi de 7 horas e 4 minutos; para validação cadastral foi de 5 minutos; enquanto para a análise do processo foi de 4 e 27 minutos. No estado, todo o andamento do processo para abertura empresarial é feito por meio do Portal Facilita Alagoas, administrado pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), que também é a entidade responsável pela análise dos processos.
Em relação ao valor anotado em 2024, a melhora mais acentuada foi estabelecida no tempo para verificação da Juceal, que contou com uma diminuição de 37,12% quanto às 7 h e 5 min estabelecidas em 2024.
O intervalo de 11 h e 37 min é ainda reflexo de uma diminuição alcançada nos últimos anos. Em 2019, primeiro ano da análise da Redesim, o tempo era de 64 h e 42 min. Em 2022, a duração caiu para 19 h e 35 min, chegando até o menor valor da análise, em 2025.



