Política

Vereadores de Piaçabuçu querem vetar extração de areia que abastece Braskem

Atividade é realizada em propriedade particular nas proximidades do Pontal do Peba
Por Redação 27/01/2026 - 11:03
A- A+
Arquivo/Prefeitura de Piaçabuçu
Piaçabuçu: vereadores querem suspender extração de areia em fazenda
Piaçabuçu: vereadores querem suspender extração de areia em fazenda

Vereadores do município de Piaçabuçu tentam na Justiça suspender a extração de areia na Fazenda Várzea do Roçado, nas proximidades do Pontal do Peba, atividade denunciada por moradores da região, que relatam transtornos e ameaça de impactos negativos no meio ambiente. A informação é do jornalista Ricardo Rodrigues do site Tribuna Hoje.

Os vereadores Eufrásio Dantas, Alysson Morando e Erikson Ferreira querem a suspensão da licença de funcionamento da empresa LE Mineradora, instalada no povoado Potengy e que pertence ao empresário conhecido como Lula Leão. A extração da areia abastece a Braskem desde 2024. O mineral é utilizado para tamponar as minas de extração de sal-gema que provocaram as subsidências nos solo da capital, destruindo cinco bairros.

O município não recebe pela extração da areia na propriedade particular, mas terá de arcar com os prejuízos, caso apareçam. “A mineradora lucra alto, vendo essa areia para a Braskem e o município fica com os prejuízos. Isso, com certeza, não está certo. Por isso, decidimos agir, protocolamos esse pedido para o prefeito suspender o alvará de funcionamento, imediatamente, até que essa atividade seja melhor debatida”, criticou o vereador Eufrásio Dantas em entrevista ao jornalista.

O vereador informa que a atuação da empresa mineradora tem gerado medo e insegurança à comunidade, principalmente para os moradores do Potengy, que sofrem com a movimentação intensa de caçambas na estrada que dá acesso ao povoado. Os vereadores estiveram na Prefeitura Municipal, onde protocolaram documentação solicitando providências administrativas imediatas para frear a extração de areia. O mesmo material foi entregue ao Ministério Público, para que o órgão acompanhe o caso e avalie as medidas legais cabíveis. O prefeito de Piaçabuçu, Rymes Marinho Lessa, não se manifestou a respeito do pedido feito pelos vereadores na última sexta-feira, 23.


Encontrou algum erro? Entre em contato