Política
JHC não confirma renúncia ao mandato para disputar eleições este ano
Informação divulgada nesta 2ª, revela que prefeito deixaria o cargo em abril para tentar o Senado
O prefeito de Maceió João Henrique Caldas, o JHC, ainda não confirmou para secretários a decisão de renunciar ao cargo para ficar elegível e disputar as eleições de outubro deste ano. A informação de que ele teria informado sobre essa intenção a pessoas próximas, pode não proceder. Por enquanto, JHC continua exercitando o silêncio em torno do rumo político que seguirá, promovendo um desalinhamento no quadro das eleições em Alagoas.
Se for confirmado, posteriormente, a candidatura de JHC para senador - cargo que ele enxerga com muita simpatia e não nega - o prefeito enterraria qualquer chance de Arthur Lira ser candidato ao Senado.
Nesta segunda-feira, 9, a informação que surgiu em primeiro lugar no Metrópoles sobre a renúncia de JHC no mês de abril para concorrer nas eleições, provocou rebuliço nas redes sociais, sites de informação e meio político. A Secretaria de Comunicação do governo municipal não garante a veracidade da informação. "Ele não confirmou até agora", comentou a secretária Eliane Aquino.
O site afirma que o prefeito renunciará e que não abre mão de uma vaga para o Senado. "Ele (JHC) quer a vaga para ele próprio ou a esposa, Marina", aponta. No ano passado, em reunião com o ex-ministro José Dirceu na Barra de São Miguel, o prefeito teria confirmado o compromisso fechado com Lula e declarado apoio à candidatura de Renan Filho ao governo de Alagoas. Naquela época, ele já havia comentado que deixaria a Prefeitura de Maceió dentro do prazo legal para disputar uma vaga no Senado, mas publicamente, nunca abriu a boca para falar sobre seu futuro político.
Mesmo sendo do PL, o prefeito estaria negociando uma parceria com a família Calheiros, segundo os bastidores políticos. Nessa aliança, Renan Calheiros seria candidato à reeleição para o Senado, e Renan Filho concorreria ao governo do estado. Para fechar esse acordo, no entanto, JHC terá de trocar de partido. Tudo indica que ele vai se filiar ao PSB, sigla na qual já foi filiado antes.
Em 2024, JHC foi eleito para o Executivo com 379.544 votos, ou 83,25% do total.



