INTERVENÇÃO
No Rio de Janeiro, Vila Kennedy volta a ser ocupada por soldados do Exército
O Exército deu início, na manhã desta quinta-feira, 22, a uma operação na Comunidade do Frade, em Angra do Reis (RJ). Segundo o CML (Comando Militar do Leste), a ação envolve cerco, estabilização da área e desobstrução de vias.
A operação ocorre sob a intervenção federal na segurança pública do estado. A medida, inédita, foi anunciada pelo presidente Michel Temer (MDB) em 16 de fevereiro, com o apoio do governador Luiz Fernando Pezão, também do MDB.
Temer nomeou como interventor o general do Exército Walter Braga Netto, que atua como chefe das forças de segurança do Estado, como se acumulasse a Secretaria da Segurança Pública e a de Administração Penitenciária, com PM, Civil, bombeiros e agentes carcerários sob o seu comando.
A disputa entre facções pelo controle de comunidades da cidade fez mais do que dobrar o índice de letalidade violenta de 2012, no auge do projeto das UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora), a 2017 em Angra.
Segundo dados do ISP (Instituto de Segurança Pública), no ano passado a cidade teve 113 ocorrências, contra 51 cinco anos antes.
Em fevereiro, operação do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) da PM na comunidade do Frade terminou com oito mortos.