ARTE POP
Jovem encontra na pandemia oportunidade para empreender
Venda de quadros pela internet faz sucesso em João Pessoa
Se por um lado empresários lutam para não fechar as portas, por outro, empreendedores se reinventam ao abrir novos negócios em meio ao isolamento social. Entre informais e formais, dados do Portal do Empreendedor demonstram que mais brasileiros tornaram-se microempreendedores individuais (MEIs) nos meses de março e abril, um crescimento de 7% em relação ao mesmo período do ano passado. São pessoas que escolheram o caminho da inovação para conseguir uma renda extra durante a quarentena.
Para quem se questiona se pandemia é momento para empreender, alguns exemplos mostram que sim. Para os aficionados por quadrinhos, a imagem de seu personagem preferido pode virar obra de arte e fazer com que o lúdico saia das HQs para a sala de estar. Ou quem sabe sentar-se à mesa olhando para a Marilyn Monroe, uma cena possível a partir do trabalho de Cássio Duré, que começou a produzir quadros de arte pop em fevereiro.
Duré contou ao EXTRA sobre as exigências dos clientes e as expectativas de um jovem empreendedor no mundo dos negócios.

Com apenas 18 anos, o paraibano viu na produção de arte a forma mais significante de expressar sua personalidade para as pessoas, e, através dela, entrar no mundo do empreendedorismo em pleno começo da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus.
“Acredito que seja algo pessoal, sempre quis expressar minha criatividade de alguma forma e acabei compartilhando para outras pessoas. No decorrer do processo abrangemos outras áreas também, através de fotos pessoais mesmo. Algo semelhante a decoração de interiores”, conta.
Com sua entrada no mercado, o jovem artista empreendedor acredita que começou no momento certo devido a alta taxa de pessoas acessando as redes sociais durante isolamento social. Seu principal meio de venda é o Instagram e, através dele, o sucesso chegou, bateu em sua porta e já o faz pensar em expandir para a criação de uma loja virtual que possibilitará vender para todos os estados do Brasil.
“Sem pretensão de lojas físicas”. É assim que Cássio pretende expandir sua arte. “Foi uma ótima oportunidade para começar, utilizando os devidos meios consigo com mais facilidade atingir meu público. Somos uma loja virtual, apenas no Instagram e, por enquanto, sem pretensão em loja física’. As artes de Cássio Duré estão disponíveis para venda em seu perfil oficial no Facebook e no Instagram.

Tendo como inspirações Andy Warhol, Romero Brito, Marvel, DC entre outras fontes de conteúdo, Cássio se apropriou do conhecimento do movimento artístico que se desenvolveu na década de 1950, na Inglaterra e nos Estados Unidos, e passou a transformar uma viagem ou uma paisagem bonita em arte que pode ser emoldurada e apreciada da casa de qualquer pessoa.
“Os elementos da cultura pop influenciam bastante, pois são coisas que tenho contato diariamente, além da música também". O EXTRA separou algumas dicas para jovens que pretendem empreender neste momento:
Ações para empreender
Dinheiro
Mesmo que seja algo informal, é preciso saber não misturar o dinheiro da empresa com o dinheiro pessoal. É preciso ficar muito atento a isso, principalmente agora em isolamento social, onde existe uma facilidade maior de misturar essas contas.
Finanças
O objetivo ao entrar em um negócio é ter lucro, não prejuízo. Para isso, é importante organizar as finanças, ter um controle mínimo, nem que seja no caderno, listando tudo que compra, vende e lucra.
Divulgação
É preciso criar ações para garantir as vendas, não adianta iniciar um negócio que não terá cliente. Hoje se recomenda muito as várias mídias digitais nesse sentido, indo desde as redes sociais, as plataformas de lojas online.
Concorrência
Os concorrentes são muitos na internet nesse momento. É preciso saber quem eles são e o que oferecem. Então procure oferecer algo que te diferencie deles, seja com a embalagem, tipo de entrega ou até mesmo um recadinho que ele mande para o cliente.
Publicidade