Processos estratégicos para se destacar no mercado B2B

Confira algumas técnicas estratégicas que irão potencializar sua Prospecção B2B, de maneira assertiva, de modo a conciliar as melhores ferramentas.
Por Laryssa Balduino 30/08/2021 - 12:57
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Assessoria
O Marketing B2B, ou bussiness-to-bussiness
O Marketing B2B, ou bussiness-to-bussiness

Para se destacar no mercado B2B, a Gestão de Marketing - atualmente - é extremamente importante para que essa meta seja alcançada.

É definido atualmente como uma avaliação do mercado para estudar as estratégias comerciais para captar um público determinado e objetificar o crescimento comercial de um negócio ou a venda de um determinado produto.

Assim, o principal objetivo do marketing é promover o crescimento da marca da melhor forma possível e realmente fazer com que ela possa se destacar no mercado B2B.

O Marketing B2B, ou bussiness-to-bussiness, se difere um pouco da definição tradicional citada acima.

Sim, ainda continua com a mesma definição tradicional: um estudo das estratégias para vender tal produto e fazer com que a marca cresça.

Entretanto, o Marketing B2B é uma estratégia de venda aplicada em outras empresas. Como assim?

O objetivo principal é planejar estratégias para outras empresas para que elas possam se destacar no mercado B2B.

Assim como qualquer outro, esse modelo de marketing apresenta seus obstáculos e suas dificuldades.

Mas, com os processos estratégicos certos, como por exemplo a criação de um blog com um conteúdo cativante para o cliente ou estratégias de captação em Y, torna-se fácil se destacar no mercado B2B.

1 Processos estratégicos para maximizar vendas no B2B

Para se destacar no mercado B2B, é necessário seguir não só todos os princípios básicos do marketing como aumentar a visibilidade do negócio, construir boas relações e conquistar novos clientes, mas também adotar um leque de processos estratégicos que ajudem a maximizar as vendas do produto.

Todos esses processos estratégicos irão potencializar sua Prospecção B2B, de maneira assertiva, de modo a conciliar as melhores técnicas e ferramentas!

Configura algumas dicas de processos estratégicos que servem para maximizar as vendas e se destacar no mercado B2B! Segue a lista:

1.1 Crie um Blog

A criação de um blog é fundamental para se destacar no mercado B2B! Através dele é possível exibir um conteúdo de qualidade e valioso para o seu negócio.

Além de ser responsável pela divulgação e venda de seu produto, também é responsável por captar clientes e leads, ou seja, os últimos consumidores que deixam seus dados pessoais para que se tenha início uma relação entre empresa e consumidor.

Para se ter um blog de sucesso e conseguir vender sua marca, é importante prestar atenção nas principais dicas de marketing on-line, como por exemplo o uso adequado das palavras-chave e do SEO.

O uso correto dessas ferramentas promove uma otimização nos mecanismos de busca e, como consequência, capta mais clientes para o seu negócio.

1.2 Construa campanhas de e-mail

Uma outra estratégia bastante utilizada e funcional é o uso de e-mail e seu envio com conteúdos informativos para os clientes, como por exemplo, promoções ou anúncios de novos produtos que chegam a sua empresa.

Além de ser uma ferramenta que auxilia na comunicação entre empresa e cliente, ela também ajuda no desenvolvimento do relacionamento com o consumidor.

É interessante utilizar a automação dos e-mails para potencializar os frutos dessa estratégia ou a programação para enviar um e-mail específico para determinados grupos de acordo com os interesses dos mesmos.

1.3 Utilize as Redes Sociais

Em conjunto com a criação de um blog ou website para seu negócio, o uso das redes sociais é outro ponto extremamente positivo que ajuda a sua marca a se destacar no mercado B2B.

Além de ajudar na divulgação da empresa e do produto, ter um perfil em rede social faz com que o produto marque presença com o público e que se crie um relacionamento com potenciais clientes.

1.4 Faça parte de Webinários

Ultimamente essa estratégia está bem em alta para se destacar no mercado B2B, e consiste em realizar uma apresentação de seminários online.

Neste caso, o objetivo principal é a promoção da educação para o público-alvo e a apresentação do produto para consumidores em potencial.

Assim, as pessoas se interessam pelo que foi apresentado e há a conquista de novos leads para a empresa.

Nesta ação, é importante ressaltar que o assunto abordado dentro do webinário deve ser sempre de acordo com o que a empresa aborda ou vende, nada além disso.

Outra dica dentro deste contexto para atrair mais consumidores em potencial é exibir nestes eventos a opinião de clientes antigos e atuais da empresa, satisfeitos com o que a marca fornece, para que sirvam de influenciadores aos novos.

1.5 Construa estudos de caso

Outra importante dica para se destacar no mercado B2B é a realização frequente de construção de estudos de caso.

Em resumos, podemos dizer que é ideal elaborar estudos sobre produtos ou serviços vendidos no passado e que foram aprovados ou não pelos clientes, assim se utiliza os bons resultados para realizar novas vendas e promove melhoras nos pontos negativos.

1.6 Estratégias de captação em Y

A captação em Y, também conhecida como Funil de Vendas em Y, é uma estratégia extremamente importante para se destacar no mercado B2B, e utilizada para a captação de novos leads, ou seja, consumidores que deixam seus dados pessoais como nome completo, endereço de e-mail e telefone com a empresa para promoções futuras.

Essa estratégia tem como objetivo utilizar e unir dois meios para essa captação: o inbound e o outbound.

No outbound, a captação dos clientes em potencial era realizada por meio de meios tradicionais como telefone, por exemplo.

Enquanto isso, o inbound chegou e modificou toda à concepção de venda e captação de leaders.

No inbound, o foco é atrair o cliente através do uso de redes sociais, ferramentas de marketing digital como SEO e o conteúdo presente na rede.

Dessa forma, mantendo uma comunicação constante com o consumidor, melhorando o relacionamento entre empresa e cliente e captando novos leaders.

Por fim, a captação em Y promove a união destes dois tipos e faz com que a empresa obtenha resultados positivos de forma mais rápida e eficiente!

  • Dentre os benefícios desta captação, podemos citar:
  • União entre diferentes processos ao fazer com que todos os setores funcionem em conjunto;
  • Potencialização do desempenho da equipe;
  • Automação do processo por meio de ferramentas específicas;
  • Otimização do aproveitamento de base.

2. Qual é a garantia de sucesso dessas Estratégia B2B?

Existem garantias quase que certeiras na hora de se obter sucesso na estratégia B2B, entretanto, é importante que se atente em alguns passos para garantir que tudo saia conforme planejado para evitar gastos desnecessários seguidos de frustrações!

Com o principal objetivo em mente de se destacar no mercado B2B, é necessário saber, além das estratégias, quais são os principais fatores que garantem o sucesso do B2B.

O principal é a definição do objetivo que almeja alcançar e das metas que deverão ser cumpridas no meio do caminho.

A definição de metas garante o caminho que deve ser percorrido para cumprir o objetivo final.

Outro fator para se destacar no mercado B2B é a definição do público-alvo que será alcançado na campanha, de forma que se elabore a personificação do cliente ideal para o seu produto.

Com isso fica mais fácil criar um discurso de venda com o qual o consumidor se identifique e fique tentado a comprar o produto vendido.

Para que se defina um público-alvo ideal, é importante segmentar o público para que a mensagem chegue aos clientes certos. Além disso, o público sempre deverá ser analisado assim como a concorrência.

Por último, deve-se investir no conteúdo para que se crie uma relação de confiança e uma boa comunicação entre as empresas, pois o diálogo ajudará a entender melhor quem é o público da empresa que faz negócios com a sua e qual é o seu para também apresentar!

3 Conclusão

Por fim, para se destacar no mercado B2B no Brasil com sucesso é importante traçar metas e objetivos claros, junto com a elaboração de estratégias funcionais para que se consiga um grande público-alvo e uma boa comunicação com o cliente.

É necessário também sempre se manter atualizado com as novas tendências do mercado, e principalmente se manter alinhado com a necessidade do cliente para que se alcance o objetivo desejado.

Espero que este conteúdo tenha sido enriquecedor para seu aprendizado e, caso tenham dúvidas, comente aqui em baixo. Será um prazer respondê-los.

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