FIES

Governo divulga critérios para renegociação da dívida

Por Tamara Albuquerque 11/02/2022 - 09:19
A- A+
Agência Brasil
Cerimônia para anúncio da renegociação de dívidas com o Fies, em Brasília
Cerimônia para anúncio da renegociação de dívidas com o Fies, em Brasília

O governo federal regulamentou a renegociação de débitos dos contratos do Financiamento Estudantil (Fies), firmados até o segundo semestre de 2017. Os critérios para essa renegociação estabelecidos na Medida Provisória (MP) nº 1.090 foram mencionados em cerimônia com o presidente Jair Bolsonaro(PL) e os ministros Milton Ribeiro (Educação), Paulo Guedes (Economia).

Com isso, aproximadamente 800 mil estudantes poderão renegociar a dívida a partir do dia 7 de março no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal, por meio de aplicativo que será disponibilizado. O Governo fixou o valor mínimo da prestação em R$ 200. Os descontos serão concedidos a depender do tempo do atraso no pagamento das parcelas.


Assim, para quem fizer pagamento à vista receberá 12% de desconto. Nos contratos com atraso superior a 90 dias, poderá ser feito parcelamento em até 150 vezes. Para os contratos com atraso superior a 360 dias, poderá ser concedido desconto de 86,5%. Já aqueles que têm atraso superior a 360 dias e estão no Cadastro Único ou foram beneficiários do auxílio emergencial, o desconto chegará a 92%.


Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato