Assessoria
Centro de Pesquisas Clínicas convoca pacientes maiores de 18 anos e que já tiveram acidente vascular cerebral
Centro de Pesquisas Clínicas Dr. Marco Mota – Cesmac e Hospital do Coração de Alagoas (CPC) segue no desenvolvimento de pesquisas com resultados importantes para os pacientes e as instituições. O reflexo desse processo resultou na visita da Dra. Sandra Torres, que é Coordenadora Geral da Atenção Especializada da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e da Gerente da Atenção Especializada, Renata Gomes, ao local.
A pauta do encontro tratou sobre a inserção da SMS no Programa Optimal Stroke (AVC), desenvolvido por pesquisadores do CPC Cesmac, estudo randomizado de larga escala que avalia o controle intensivo da pressão arterial para a redução de eventos cardiovasculares maiores em pacientes com acidente vascular cerebral. O processo tem o apoio da secretária municipal de Saúde, Dra. Célia Fernandes.
O momento também foi importante para discutir a participação de Centro de Pesquisas no programa de capacitação em hipertensão arterial, além da implantação de medidas desacompanhadas nas diversas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) do Município de Maceió, favorecendo um diagnóstico de qualidade e melhor acompanhamento dos hipertensos. “Estamos começando esse novo desafio, que é inserir pacientes com mais de 18 anos que já tiveras AVC e que sejam hipertensos. Na reunião discutimos as melhores estratégias para captar pacientes que frequentam a rede pública de saúde. O programa vai beneficiar as pessoas que já tiveram esse tipo de situação com acompanhamento. Na oportunidade também foi firmada a parceria para que o CPC Cesmac realize programa de capacitação para profissionais de saúde com relação a hipertensão arterial (diagnóstico, classificação tratamento) ”, explica Dr. Marco Mota.
PROADI-SUS
Na última semana o local teve a visita das monitoras do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS - PROADI-SUS, Monise Santos e Gláucia Neves, e também da Dra. Gisele Sampaio, médica responsável pelo estudo e que participou remotamente do encontro, todas do Hospital Israelita Albert Einstein. O objetivo da reunião foi proceder a iniciação do Programa no CPC Cesmac. Participaram do encontro o Dr. Marco Mota (investigador principal), Dr. Saulo Ramalho (co-investigador), Dr. Eduardo Wanderley (co-investigador), Dra. Annelise Paiva (coordenadora do CPC), a acadêmica do nono período do curso de Medicina que representa os discentes da graduação, Camila Leão, Profª. Waléria Dantas, Dr. André Falcão (coordenador do curso de Medicina), além de outros integrantes do Centro de Pesquisa.
O PROADI-SUS foi desenvolvido para colaborar com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde - SUS, com recursos de isenção fiscal (COFINS e cota patronal do INSS), concedidos aos hospitais filantrópicos de excelência reconhecidos pelo Ministério da Saúde, e que apoiam a promoção da melhoria das condições de saúde da população brasileira.
Para participar do Programa Optimal Stroke (AVC) o paciente deve procurar, em Maceió, o CPC Dr. Marco Mota – Cesmac/HCAL, entrando em contato pelo telefone: (82) 3215-5032.
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.