180 MIL VÍTIMAS
LBV e Vara da Infância da Capital promovem encontro sobre prevenção ao abuso sexual de crianças
Brasil ocupa 2º lugar no ranking mundial em abusos de vulneráveis
Nos últimos cinco anos, 180 mil crianças e adolescentes sofreram violência sexual no país. O Brasil ocupa infelizmente uma posição não agradável diante do mundo, 2º lugar no ranking em abuso e à exploração sexual de vulneráveis, perde apenas para a Tailândia. Até maio de 2022, haviam sido registradas 4.486 denúncias, e esse número é sempre maior, devido aos casos não notificados (fonte: Unicef e Fórum Brasileiro de Segurança Pública).
Na manhã desta quinta-feira, 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao abuso e à exploração sexual de vulneráveis, aconteceu o Encontro de Famílias na LBV, uma reunião mensal com os pais e responsáveis dos atendidos pelo serviço Criança: Futuro no Presente!, ao qual promove a sensibilização junto às famílias na proteção e garantia de direitos de seus filhos.
A atividade reflexiva, contou com a parceria da 28ª Vara da Infância e Juventude da Capital Alagoana, a qual promoveu uma roda de diálogo com os tutores dos pequenos da LBV para aprofundar sobre o papel e a responsabilidade de cada um, quanto à prevenção ao abuso e à exploração sexual de suas crianças e adolescentes.
Assistente Social, Adriana Yoshikawa que integra a Equipe da 28ª Vara da Infância e Juventude, abordou a importância do olhar e proteção como dever da família, estado e sociedade. Apresentou aos presentes a rede de proteção e canais de denúncias, sensibilizando as famílias e as mobilizando para o fortalecimento da rede.
A psicóloga da LBV, Fernanda Costa dos Santos, assegura a importância de trabalhar as informações de proteção com as crianças e adolescentes os alertando o quanto eles devem se proteger e compartilhar com seus familiares sobre o assunto. “A presença dos pais e responsáveis na vida dos seus filhos é essencial para que eles tenham esse cuidado de proteção dos pequenos, para que não haja a violação dos direitos”, afirma.
Há 73 anos no amparo de crianças e adolescentes, a Legião da Boa Vontade – LBV, em seus serviços, promove a garantia dos direitos e deveres das crianças e adolescentes, considerando suas histórias de vida e singularidades, por meio de atividades que despertem competências e habilidades, fortalecendo a rede de proteção e os vínculos familiares e comunitários.
Para doar, e apoiar no amparo das crianças e suas famílias basta acessar o site www.lbv.org.br ou via chave de e-mail do PIX: [email protected]. Essa e outras atividades empreendidas pela Legião da Boa Vontade podem ser conferidas nas redes sociais no perfil @LBVBrasil no Instagram e no Facebook.
Publicidade