Divulgação
Superlua poderá ser vista em grande parte do país
Neste quarta-feira, 30 de agosto, ocorre a última superlua de 2023. Nessa data, a lua estará maior e mais brilhante pois estará no perigeu, ponto da órbita de máxima aproximação da Terra.
O horário exato do instante da Lua Cheia vai diferir de acordo com o fuso horário. A Lua cheia de 30 de agosto será às 22h35min no horário de Brasília, mas para quem está no fuso -1h, 0h, +1h e assim por diante a Lua Cheia já será no dia 31 de agosto. O momento exato em que o astro nasce em sua localidade pode ser consultado em aplicativos como Stellarium, Star Walk, Star Chart, Sky Safari ou SkyView.
Para ver a Lua, basta olhar para a direção leste, que é o lado oposto em que o Sol estiver se pondo. Embora não seja necessário qualquer instrumento especial, utilizar binóculos, telescópio ou uma boa câmera com zoom pode proporcionar a observação de mais detalhes.
A primeira hora após a aparição é o momento mais propício para observá-la, pois ela está maior e pode apresentar belas variações de tonalidade (amarelada, alaranjada e até avermelhada), devido à interação com a atmosfera. Conforme for ficando mais alta no céu, ela continuará igualmente ou até mais brilhante, mas nos parecerá menor e bem branca.
Se o seu ponto de observação não for conveniente (caso o céu esteja nublado, ou o frio desanime a sair de casa para contemplar o fenômeno), é possível acompanhar tudo pela internet. O Virtual Telescope Project (Projeto Telescópio Virtual), um serviço prestado pelo Observatório Astronômico Bellatrix, com sede em Roma, na Itália, vai realizar uma transmissão em tempo real a partir das 15h40 pelo YouTube.
Entenda o fenômeno
A Lua Cheia ocorre quando o Sol e a Lua estão alinhados em lados opostos da Terra. A Superlua de 30 de agosto é também chamada de "Lua Azul” por ser a segunda lua cheia do mês. Assim, em 30 de agosto teremos uma "Super Lua Azul", que será a superlua mais próxima da Terra este ano.
Apesar da referência à cor, a Lua não ficará azul. Esse termo é usado quando a Lua fica cheia pela segunda vez no mês. De acordo com a Nasa, a próxima superlua azul acontece só daqui a 9 anos, em 2032.
A superlua, que pode ser cheia ou nova, ocorre de uma a seis vezes por ano. No entanto, em alguns casos, a distância Terra-Lua é menor do que em outros. Isso ocorre porque a órbita da lua não é circular, mas sim elíptica.
Publicidade
Continua após a publicidade
Mantenha-se muito bem informado com as notícias mais importantes do dia de graça direto no Celular
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.