MALHA FINA

Imposto de Renda: Receita retém 1,9 milhão de declarações

Pagamento do 5º lote de restituição ocorre na próxima sexta-feira
Por Tamara Albuquerque 24/09/2023 - 14:03
Atualização: 24/09/2023 - 14:11
A- A+
Divulgação
Malha fina: quase 2 milhões de declarações podem ter caído na situação
Malha fina: quase 2 milhões de declarações podem ter caído na situação

A Receita Federal reteve 1,94 milhão de declarações do Imposto de Renda 2023, ano base 2022. São 3,1% do total de contribuintes que, em princípio, caíram na famosa malha fina. Quem não foi contemplado com a restituição nos cinco lotes, o último já aberto para consulta, pode precisar se justificar com o Fisco.

Para consultar a situação de sua declaração, acesse a página oficial da Receita Federal e depois vá até a opção “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, peça para “Consultar a Restituição”. O quinto e último lote da restituição será pago nesta próxima sexta-feira (29).

Divergências entre as informações declaradas e os dados fornecidos por outras entidades que também entregam declarações podem levar a análise mais aprofundada por parte do Fisco.

Para saber se caiu na malha fina, é preciso realizar uma consulta no e-CAC. O portal mostra qual a situação da declaração, além de indicar qual informação apresenta divergência. Veja o passo a passo para consulta:

1-Acesse o e-CAC (Centro de Atendimento Virtual).
2-Faça o login e encontre a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)”.
3-Na aba “processamento” ou “Serviços do IRPF”, escolha o item “pendências de malha”.
4-É possível verificar se a declaração está retida na malha fina e o motivo da retenção. Caso a retenção esteja relacionada apenas a erros de preenchimento ou falta de informações, é necessário enviar uma declaração retificadora.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato