POLÍCIA

Justiça alerta sobre golpes envolvendo precatórios

Ação criminosa já foi detectada em Sergipe e outros estados nordestinos
Por Tamara Albuquerque 02/10/2023 - 12:45
A- A+
Agência Brasil/ Marcelo Casal JR
ilustração
ilustração

O Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe alerta a população sobre golpes que envolve o pagamento de precatórios. Segundo o órgão, esse tipo de ação criminosa foi verificada em Sergipe e diversos estados, gerando prejuízo financeiro às vítimas.

Em nota divulgada em seu site o oficial, o TJ de Sergipe explicou que a população deve ficar atenta, pois não realiza contatos com credores desses títulos[precatórios] seja por telefone, WhatsApp, e-mail, carta ou qualquer outro meio, fazendo cobrança de dinheiro ou exigindo depósitos de nenhuma quantia, de taxas, custas e emolumentos, para liberação de pagamentos. “Assim, os credores que forem contatados não devem efetuar nenhum tipo de pagamento ou depósito, sendo importante também que se faça um boletim de ocorrência na delegacia”, orientou.

Criminosos entram em contato com pessoas que vão receber precatórios, após fazerem consultas nas listas de beneficiários à disposição dos credores, e além de solicitarem número de documentos pedem que a pessoa faça depósitos para pagar custas da liberação dos recursos. A orientação é para quem for abordado denunciar à polícia.

Este mês, o governo federal está liberando recursos para quitar precatórios e também as requisições de pequeno valor (RPV). Precatórios são requisições de pagamento expedidas pelo Judiciário para cobrar de municípios, estados ou da União, assim como de autarquias e fundações, valores devidos após condenação judicial definitiva.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato