DURANTE JULGAMENTO
Toffoli diz que café também é droga e fala repercute nas redes; assista
Declaração foi dada durante discussão sobre posse de maconha para uso pessoalO ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse, em julgamento sobre drogas para uso pessoal nesta quinta-feira, 20, que tanto café quanto tabaco e cocaína modificam a bioquímica do cérebro, mas em níveis diferentes.
"Tanto o café que eu acabei de beber aqui, quanto ao tabaco - que eu não fumo -, quanto a cocaína - que eu nunca vi - se enquadram nessa definição, pois todos modificam a bioquímica do cérebro, apesar de terem efeitos distintos", afirmou o ministro enquanto dava seu voto.
O tribunal retomou nesta quinta o julgamento que trata da descriminalização do porte para uso pessoal e dos critérios para diferenciar traficante do usuário. O placar, por enquanto, é de 5 a 3 no STF para descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal.
Na abertura da sessão, o presidente do STF, ministro Luis Roberto Barroso, esclareceu que são dois pontos em análise na sessão desta quinta: se o porte da droga vai ser considerado um ilícito administrativo ou penal e se será possível fixar uma quantidade de droga para diferenciar usuário de traficante.