SEU BOLSO!

Conta de luz passa a ter cobrança adicional a partir desta segunda-feira

Taxa extra será de R$ 1,88 a cada 100 KWh consumidos
Por Redação 01/07/2024 - 14:14

ACESSIBILIDADE

Agencia Brasil
Consumidor vai pagar mais caro pela energia elétrica em julho
Consumidor vai pagar mais caro pela energia elétrica em julho

Começa a valer nesta 2ª feira, 1º de julho, a bandeira amarela nas tarifas de energia elétrica. O patamar, que vigorará durante todo o mês de julho, implicará em cobrança adicional na conta de luz. O valor extra será de R$ 1,88 a cada 100 KWh (quilowatt-hora) consumidos. 

Além do bolso do consumidor, a medida deve impactar o índice de inflação deste mês. A nova bandeira foi anunciada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e colocou fim a um ciclo de mais de 2 anos de vigência da bandeira verde.

Segundo a Aneel, as condições para geração de energia estão menos favoráveis. A bandeira amarela foi acionada em razão da previsão de chuvas abaixo da média até o final do ano (em cerca de 50%) e pela expectativa de crescimento do consumo de energia no mesmo período. Dessa forma, é necessário acionar as usinas termelétricas, que possuem custo maior.

O patamar sem cobrança adicional vigorou por 26 meses, de abril de 2022 a junho de 2024, por causa das condições favoráveis de geração de energia no país. Criado pela Aneel em 2015, teoricamente o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O cálculo para acionamento das bandeiras tarifárias leva em conta, principalmente, dois fatores: o risco hidrológico e o preço da energia.

As bandeiras tarifárias funcionam da seguinte maneira: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem um custo maior, e a verde, o menor.


Encontrou algum erro? Entre em contato