SAÚDE
Brasil tem novo parâmetro para diagnóstico precoce de diabetes
Valores acima de 209 mg/dl, após uma hora da ingestão de glicose, já tem diagnóstico de diabetesA Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) atualizou os critérios de diagnóstico da doença e incluiu novos valores de glicemia para o diagnóstico de diabetes, após 1 hora do exame de tolerância à glicose, conhecido popularmente como curva glicêmica.
A partir de agora, valores de glicose acima de 209 mg/dl, após uma hora em que a pessoa ingeriu glicose, já pode dar o diagnóstico de diabetes. Além disso, uma outra novidade é em relação ao pré-diabetes, num período de uma hora se a glicose estiver entre 155 mg/dl e 208 mg/dl o médico já pode considerar um risco aumentado de diabetes no futuro.
Os novos critérios foram publicados nas novas diretrizes de diagnóstico da doença crônica pela SBD. O documento, disponível no site da sociedade, estabelece outros critérios para identificar a doença crônica que afeta cerca de 16 milhões de brasileiros. Desta forma, pessoas que antes apresentam alteração nos níveis de açúcar no sangue uma hora após ingerir glicose poderão tratar o problema de forma precoce e evitar as complicações no futuro.
Critérios para diagnóstico de diabetes:
Glicemia de jejum: Maior ou igual a 126 mg/dl.
HbA1c: Maior ou igual a 6,5%.
Glicemia no TTGO (Teste de Tolerância à Glicose Oral) -1h: Maior ou igual a 209 mg/dl.
Glicemia no TTGO (Teste de Tolerância à Glicose Oral) -2h: Maior ou igual a 200 mg/dl.
O diagnóstico precoce do diabetes é fundamental para o controle da doença porque pode reduzir complicações, como doenças cardiovasculares, renais, neurológicas e cegueira.