SAÚDE

Alagoas registra dez vítimas fatais por meningite este ano

Vacina é a mais eficaz prevenção contra a doença
Por Tamara Albuquerque 16/07/2024 - 15:30

ACESSIBILIDADE

Ascom/Sesau
Vacinas são a forma mais eficaz de proteção contra a meningite
Vacinas são a forma mais eficaz de proteção contra a meningite

Alagoas ligou o alerta para casos de meningite meningocócica no estado. De janeiro até a última sexta-feira,12, foram diagnosticados 10 casos da doença, todos resultando em óbitos. Os dados são do mais recente Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau).

Dos casos confirmados da doença, oito são de meningite tipo B e dois ainda estão em pesquisa. A principal orientação à população é se proteger com a vacina, distribuída gratuitamente nos postos de saúde. Na última quinta-feira, 11, uma criança de 1 anos de vida deu entrada em internamento no Hospital Geral do Estado (HGE)  e morreu 24 horas após os primeiros sintomas.

A criança apresentou os sintomas mais comuns da doença meningocócica como as manchas na pele, febre e crise convulsiva. No ano passado, a doença foi mais incidente em Maceió, Atalaia, Flexeiras e São Luís do Quitunde. 

Os sintomas podem incluir febre, mal-estar, vômitos, náuseas, dor de cabeça e rigidez na nuca, a ponto de não conseguir encostar o queixo no peito. A doença meningocócica pode ser transmitida através do contato com alimentos e água contaminados, na sua forma viral, e através da respiração, em sua variante bacteriana.

Diante do aparecimento de algum sintoma é recomendado procurar imediatamente o atendimento médico, além de cumprir o esquema vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde (MS), principalmente em crianças e adolescentes.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato