SAÚDE

Cirurgia de Lula: entenda o que é craniotomia para drenagem de hematoma

Lula sofreu um acidente doméstico em outubro, quando escorregou e bateu a cabeça
Por Bruno Fernandes 10/12/2024 - 08:29

ACESSIBILIDADE

© Sputnik
O presidente do Brasil Lula da Silva
O presidente do Brasil Lula da Silva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi hospitalizado em São Paulo na segunda-feira (9). Após fortes dores na cabeça, ele precisou realizar uma craniotomia para tratar uma hemorragia intracraniana. Segundo o hospital, Lula está estável e monitorado na UTI.

Lula sofreu um acidente doméstico em outubro, quando escorregou no banheiro e bateu a cabeça. Na ocasião, foi atendido no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, onde iniciou acompanhamento médico. Por recomendação dos médicos, o presidente cancelou a participação na Cúpula do Brics, que seria realizada na Rússia.

O que é craniotomia?

A craniotomia é um procedimento cirúrgico que remove parte do osso do crânio para acessar o cérebro. Essa cirurgia é indicada para tratar tumores, hemorragias ou aliviar pressão cerebral causada por lesões ou derrames.

Hematoma no cérebro

O hematoma ocorre quando há um acúmulo de sangue em uma parte do corpo. Após o acidente em outubro, exames regulares foram realizados para monitorar possíveis complicações.

Hemorragia intracraniana

A hemorragia intracraniana, condição tratada na cirurgia de Lula, ocorre quando um vaso sanguíneo se rompe dentro do cérebro. Trata-se de uma emergência médica, geralmente causada por traumas ou outras condições graves.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato