cultura

Cinema: qual a relação entre o Globo de Ouro e a Rede Globo?

Apesar da semelhança no nome, premiação independente de cinema e TV
Por Redação 06/01/2025 - 09:05

ACESSIBILIDADE

Divulgação/Sony Pictures Releasing
Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz
Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz

A vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro, na categoria de melhor atriz, gerou polêmica entre alguns grupos. Bolsonaristas, em particular, questionaram a importância do prêmio e tentaram desmerecer a conquista com uma argumentação que remonta a uma suposta relação entre o Globo de Ouro e a Rede Globo.

"Qual brasileiro está ligando para quem ganha Globo de Ouro? Isso era relevante na época em que a Rede Globo comandava a audiência. Hoje, ninguém mais assiste TV", comentou um internauta alinhado a essa visão. A atriz Fernanda Torres foi premiada por sua interpretação como a advogada Eunice Paiva, mãe do escritor Marcelo Rubens Paiva, no filme "Ainda Estou Aqui". 

Mas há conexão?

Nenhuma! Os espectadores brasileiros frequentemente associam o nome "Globo de Ouro" à Rede Globo, principal emissora de televisão do país. Essa confusão, no entanto, tem mais a ver com a semelhança nominal do que com qualquer ligação formal entre os dois. 

O Globo de Ouro é uma das premiações mais prestigiadas da indústria cinematográfica e televisiva mundial, organizada pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA, na sigla em inglês). Criada em 1944, a cerimônia homenageia anualmente os melhores do cinema e da TV, servindo como um termômetro para o Oscar e outros prêmios importantes.

Já a Rede Globo, fundada em 1965, é uma emissora de televisão brasileira que se tornou um ícone no país, especialmente por sua programação variada e abrangente. A similaridade no nome, entretanto, não passa de uma coincidência. O termo "globo" remete ao planeta Terra em ambas as marcas, mas os contextos de criação e atuação são completamente distintos.

Ainda Estou Aqui

A obra "Ainda Estou Aqui" narra a dramática saga de uma família em busca do paradeiro do deputado federal Rubens Paiva, que desapareceu após ser preso pelos militares durante a ditadura civil-militar brasileira. A produção brasileira concorreu ao prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, mas a estatueta foi para a produção francesa "Emília Pérez".

Em seu discurso de agradecimento, Torres fez uma emocionante homenagem à sua mãe, a atriz Fernanda Montenegro, que esteve presente no evento: "Meu Deus, eu não preparei nada. Foi um ano incrível para o desempenho das atrizes. Tantas atrizes que admiro tanto. E, claro, quero agradecer ao Walter Salles, meu parceiro, meu amigo. Que história, Walter! E, claro, quero dedicar esse prêmio a minha mãe. Vocês não têm ideia, ela estava aqui há 25 anos. Com tantos problemas no mundo, tanto medo, esse filme nos ajudou a pensar em como sobreviver a tempos como esse."

Fernanda Montenegro, que também marcou a história do Globo de Ouro em 1999, quando "Central do Brasil", dirigido por Walter Salles e protagonizado por ela, venceu o prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira, lembrou que a conquista de Torres no Globo de Ouro reflete a continuidade de um legado cinematográfico significativo no Brasil.



Encontrou algum erro? Entre em contato