SAÚDE

Norovírus: saiba o que é, como é a transmição e como prevenir a doença

Secretaria de Saúde de São Paulo confirmou a presença do vírus em duas cidades
Por Redação 08/01/2025 - 20:36

ACESSIBILIDADE

Ilustração
Secretaria de saúde de São Paulo confirmou a presença do vírus em duas cidades
Secretaria de saúde de São Paulo confirmou a presença do vírus em duas cidades

Nesta quarta-feira, 8, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou, por meio do Instituto Adolfo Lutz (IAL), a presença de norovírus em amostras de fezes humanas coletadas nas cidades de Guarujá e Praia Grande, na Baixada Santista.

A detecção do vírus está relacionada ao recente surto de viroses no litoral paulista, que já soma mais de 7.500 casos, segundo levantamento da CNN.

O surto está sendo investigado por órgãos de saúde em parceria com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e os municípios da Baixada Santista para identificar a origem da contaminação e mitigar novos casos.

O que é o Norovírus?

O norovírus é um agente altamente contagioso responsável por causar gastroenterites. A infecção se manifesta por meio de sintomas como náusea, vômito, diarreia, dor abdominal, febre baixa, dores musculares, cansaço e dor de cabeça. Em casos mais graves, pode levar a complicações sérias e até ser fatal, especialmente em grupos vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com o sistema imunológico enfraquecido.

A transmissão ocorre, principalmente, pelo consumo de água e alimentos contaminados por fezes infectadas. O contato direto com pessoas doentes ou superfícies contaminadas também são meios de propagação do vírus.

Formas de prevenção

- Lavar bem as mãos antes de preparar alimentos e ao se alimentar;

- Evitar alimentos malcozidos e manter os alimentos bem refrigerados;

- Ter atenção especial à higiene de estabelecimentos comerciais que manipulam alimentos;

- Evitar banhos de mar nas 24 horas seguintes a chuvas intensas, pois a água pode estar contaminada;

- Levar lanches próprios durante passeios ao ar livre e armazená-los corretamente;

A Secretaria da Saúde reforça que nenhum medicamento deve ser administrado sem recomendação médica. Caso apresente sintomas, é fundamental buscar atendimento médico para diagnóstico e tratamento adequados.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato