LUTO
Quem era Márcio Louzada, dono do avião que caiu em São Paulo
Os dois corpos foram encontrados carbonizados dentro do avião![Piloto Gustavo Medeiros e o dono da aeronave, Márcio Carpena Piloto Gustavo Medeiros e o dono da aeronave, Márcio Carpena](https://img.dhost.cloud/hoQsceBAlP4pYM82ZtGqyHcZslA=/700x429/smart/https://ojornalextra.us-east-1.linodeobjects.com/uploads/imagens/2025/02/screenshot-1-1.jpg)
Na manhã desta sexta-feira, 7, um avião de pequeno porte caiu na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo, resultando na morte de duas pessoas. As vítimas foram identificadas como o advogado e proprietário da aeronave, Márcio Louzada Carpena, de 49 anos, e o piloto Gustavo Carneiro Medeiros.
Márcio Carpena era natural de Porto Alegre, sócio majoritário do escritório Carpena Advogados e professor licenciado de Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Ele adquiriu a aeronave, modelo King Air F90, em dezembro de 2024.
Nas redes sociais, o advogado tinha várias fotos dentro das aeronaves com que circulava pelo país. Uma hora antes de acontecer o acidente, ele postou um vídeo no Instagram apontado que estava saindo de São Paulo com o jatinho, rumo a Porto Alegre.
Gustavo Medeiros, natural de Indaiatuba, São Paulo, formou-se em Ciências Aeronáuticas pela PUC-RS e acumulava experiência como piloto comercial e particular. Ele trabalhava na Azul Linhas Aéreas há dez anos e também atuava como piloto particular.
A aeronave decolou do Aeroporto Campo de Marte com destino a Porto Alegre. Pouco após a decolagem, tentou um pouso de emergência na avenida, mas colidiu com um ônibus, resultando em um incêndio. As causas do acidente estão sob investigação pelas autoridades competentes.