DATA COMEMORATIVA

Fraudes no Dia das Mães podem causar prejuízo de mais de R$ 1 bilhão

Serasa alerta para o risco elevado de fraudes em compras online
Por Com Assessoria 30/04/2025 - 13:55
A- A+
Assessoria
Volume de fraudes registradas aumentou
Volume de fraudes registradas aumentou

A Serasa Experian estima que cerca de 186.565 tentativas de fraude sejam registradas na semana que antecede o Dia das Mães. Segundo o Relatório de Identidade e Fraude 2025 da Serasa Experian, o Dia das Mães é a terceira data comemorativa que mais movimenta o comércio online no Brasil, ficando atrás apenas da Black Friday e do Natal — cenário que favorece a atuação de criminosos digitais. Caso bem-sucedidas, essas ações poderiam provocar um prejuízo financeiro de mais de R$ 1,04 bilhão para consumidores e empresas.

O volume de compras no período, impulsionado por promoções e a alta nas vendas online, é o cenário ideal para a atuação de golpistas. “Datas comemorativas como o Dia das Mães são momentos sensíveis para a segurança digital. Criminosos exploram o aumento das transações para aplicar golpes com maior frequência, principalmente em ambientes digitais. Por isso, é essencial que tanto consumidores quanto empresas estejam atentos aos sinais de fraude e invistam em práticas e tecnologias de proteção”, alerta Caio Rocha, Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian.

O levantamento tem como base a média diária de fraudes identificadas pelo Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, aliado ao potencial de perdas financeiras por transações fraudulentas. Entre as modalidades mais comuns estão inconsistências cadastrais, uso indevido de dados pessoais e manipulação de dispositivos e identidades.

Entre os golpes mais frequentes no período são observados:

- Sites falsos e perfis em redes sociais simulando lojas conhecidas para roubo de dados;

- Mensagens com links maliciosos prometendo promoções imperdíveis ou entrega de brindes;

- Clonagem de contas em aplicativos de mensagem para solicitar transferências em nome de terceiros.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato