Justiça
Moraes bloqueia OnlyFans de blogueiro bolsonarista e multa em R$ 7 milhões
Allan dos Santos, foragido nos EUA, é alvo de determinação judicial sobre atuação nas redes
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou o bloqueio do perfil do bolsonarista Allan dos Santos no OnlyFans, no âmbito do inquérito das milícias digitais, que investiga a criação de uma organização criminosa para a disseminação de notícias falsas.
As determinações sobre o bloqueio vem desde 13 de janeiro de 2022 e a última delas é datada de 9 de fevereiro de 2025, conforme decisão anunciada pelo magistrado nesta quarta-feira,9.
Segundo Moraes, Allan dos Santos utilizava diversas redes sociais para disseminar ataques ao Estado Democrático de Direito e a instituições como o STF, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Senado Federal.
O blogueiro passou a usar o OnlyFans, plataforma utilizada em geral por criadores de conteúdo adulto a assinantes, para compartilhar material exclusivo a seu público após ser proibido de usar outras plataformas.
Allan dos Santos vive foragido nos Estados Unidos desde 2021, depois do STF ter expedido um mandado de prisão contra ele por conta do inquérito das milícias digitais. Desde 2023, tramita um pedido, por parte do governo brasileiro, de extradição do blogueiro. Porém, enquanto no Brasil esses tipos penais são tratados como crimes contra a honra, nos EUA, a visão é de que são crimes de opinião, a chamada liberdade de expressão.
O ministro Alexandre de Moraes também ordenou que o bolsonarista seja intimado, por meio de seus advogados, a pagar uma multa de R$ 7.317.894,25, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).