FUTEBOL
Morre aos 93 anos José Maria Marin, ex-presidente da CBF e réu no Fifagate
Velório ocorre neste domingo à tarde, em São Paulo; causa da morte não foi divulgada
O ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, morreu na madrugada deste domingo, 20, aos 93 anos, em São Paulo. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês. A causa da morte não foi informada.
O velório está previsto para ocorrer neste domingo, 20, das 13h às 16h, no bairro Bela Vista, na capital paulista.
Marin presidiu a CBF entre março de 2012 e abril de 2015. Ainda naquele ano, foi preso na Suíça a pedido do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, no escândalo de corrupção que ficou conhecido como Fifagate.
Posteriormente, o dirigente foi transferido para os EUA, onde foi julgado e condenado. Em 2020, obteve liberdade devido ao seu estado de saúde e retornou ao Brasil.
Um episódio que marcou sua trajetória aconteceu em 2012, antes de assumir o comando da CBF. Durante a premiação da Copa São Paulo de Futebol Júnior, ele foi filmado colocando no bolso uma medalha destinada a um jogador do Corinthians, campeão do torneio.
Na ocasião, a Federação Paulista de Futebol afirmou que a medalha já estava reservada a Marin, mas um atleta acabou ficando sem o prêmio no momento da cerimônia e só o recebeu depois.