Saúde

Ministério da Saúde descredencia 9 mil unidades do Farmácia Popular

Medida atingiu estabelecimentos que não renovaram o cadastro ou não apresentaram documentação
Por Tamara Albuquerque 12/08/2025 - 14:03
A- A+
Agência Senado
Farmácia popular
Farmácia popular

O Ministério da Saúde anunciou o descredenciamento de 9.180 farmácias da rede Farmácia Popular. A decisão atingiu estabelecimentos que não renovaram o cadastro no programa ou não apresentaram a documentação exigida para permanecerem credenciados. A medida faz parte de um esforço para reforçar a transparência e a segurança na oferta gratuita de medicamentos à população.

Em todo o país, continuam em funcionamento 24.000 farmácias. No 1º semestre de 2025, essas unidades forneceram gratuitamente 41 medicamentos para quase 22 milhões de pessoas.

“O governo federal está protegendo um dos programas mais relevantes à população brasileira e que proporciona 41 produtos de forma gratuita”, disse Fernanda De Negri, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Complexo-Econômico Industrial da Saúde do Ministério da Saúde.

Outras 5.000 farmácias tiveram suas atividades suspensas pelo monitoramento do programa para coibir irregularidades. Nesse monitoramento, são avaliados 25 indicadores, como a frequência de retirada de medicamentos, a quantidade vendida em relação ao tamanho da população atendida e uso indevido de CPFs. Entre 2023 e 2025, com essas ações, cerca de R$ 8 milhões foram ressarcidos aos cofres públicos.

O Programa Farmácia Popular garante à população o acesso gratuito a 41 tipos de medicamentos e insumos, incluindo remédios para diabetes, hipertensão e asma, além de fraldas geriátricas e absorventes higiênicos.

Em Alagoas, a iniciativa está disponível em 220 farmácias credenciadas, distribuídas por 80 municípios. Para retirar os itens, basta comparecer a um estabelecimento participante com a documentação necessária.


Encontrou algum erro? Entre em contato