POLÊMICA
Eduardo Bueno comemora morte de Charlie Kirk e tem evento cancelado no RS
Peninha afirmou que era "terrível um ativista ser morto por ideias, exceto quando é Charlie Kirk"
A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) cancelou a apresentação do jornalista e escritor Eduardo Bueno, conhecido como Peninha, que aconteceria no domingo, 14, em Porto Alegre. O evento estava marcado para o Salão de Atos Ir. Norberto Rauch e tinha como tema o espetáculo “Brasil: Pecado Capital”, que abordaria a história das três capitais brasileiras e discutiria esquemas, desvios e superfaturamentos na construção do poder nacional.
A decisão foi tomada após repercussão de declarações feitas por Peninha em vídeo divulgado nas redes sociais sobre a morte do ativista norte-americano Charlie Kirk. Na gravação, ele afirmou que era “terrível um ativista ser morto por ideias, exceto quando é Charlie Kirk” e que “foi bom para suas filhas”. As falas geraram críticas de políticos e influenciadores conservadores.
Em nota oficial, a universidade destacou que “repudia qualquer manifestação contrária à vida e à dignidade humana”, reforçando o compromisso da instituição com seus valores e também com a liberdade de expressão.
Uma publicação compartilhada por Buenas Ideias (@buenasideias)