Eleições

Lula lidera todos os cenários de segundo turno para 2026

Pesquisa Quaest mostra Lula à frente de outros nove candidatos
Por Redação 09/10/2025 - 13:00
A- A+
Agência Brasil
Lula venceria todos os rivais no 2º turno, diz pesquisa Genial/Quaest
Lula venceria todos os rivais no 2º turno, diz pesquisa Genial/Quaest

A um ano para as eleições de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa eleitoral e venceria todos os adversários testados em nove simulações de segundo turno para o pleito do próximo ano. Segundo levantamento da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (9/10), o petista tem uma vantagem que varia de 9 a 23 pontos percentuais, dependendo do oponente.

A disputa mais acirrada seria contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), portanto, não pode concorrer as eleições do ano que vem. Apesar disso, neste cenário, Lula marca 46% das intenções de voto contra 36% de Bolsonaro, uma diferença de dez pontos.

Em seguida, a adversária que mais se aproxima é ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), que tem 34% contra 46% de Lula. Contra Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, o placar é de 45% a 33%.

A recuperação da imagem do governo Lula nos últimos meses foi captada na pesquisa. O levantamento mostra que a aprovação do governo está em seu melhor desempenho no ano. Segundo a pesquisa, 48% dos eleitores aprovam o governo, contra 49% que dizem desaprovar. Portanto, é de empate. Em maio, antes do anúncio do tarifaço de Donald Trump, a desaprovação era de 57%, contra apenas 40% que aprovavam o governo.

A Quaest também mediu a intenção de voto espontânea para presidente. Neste caso não é apresentada uma lista com os nomes dos candidatos. Lula foi mencionado por 19% dos entrevistados e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, por 6%. A ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL), Tarcísio e outros nomes somados foram citados por 1% cada. Indecisos são 69% e 3% responderam que votarão em branco, nulo ou não votarão.




Encontrou algum erro? Entre em contato