Pesquisa global
Crime e corrupção lideram preocupações dos brasileiros, aponta Ipsos
Inquietação com a corrupção cresceu 14 pontos, impulsionada pela PEC da Blindagem e fraude no INSS,
Crime e violência, junto com a corrupção política e financeira, são as maiores preocupações dos brasileiros em outubro, segundo a pesquisa What Worries the World, da Ipsos, realizada em 30 países e divulgada na última sexta-feira, 24. Os dois temas lideram o ranking nacional com 40% e 39% das menções, respectivamente.
Realizado mensalmente em 30 países entre cerca de 20 mil adultos por mais de uma década, o estudo Ipsos oferece um panorama excepcional da opinião mundial sobre questões globais urgentes.
Entre os brasileiros, a inquietação com a corrupção cresceu 14 pontos em um ano, o maior avanço entre todos os tópicos, impulsionado por discussões como PEC da Blindagem, suspeitas de corrupção ligadas ao PCC e as fraudes no INSS.
Na comparação com setembro, criminalidade apresentou queda de três pontos percentuais e a corrupção voltou a crescer (+1 p.p.), consolidando posição como o segundo maior motivo de apreensão entre os brasileiros.
Segundo a Ipsos, a média global de preocupação com corrupção é 12 pontos menor que a brasileira, o que reforça a percepção de desconfiança do eleitorado em relação à política nacional. Em seguida, aparecem saúde e pobreza/desigualdade social, ambas com 33%. Impostos completam a lista, com 29% das menções.
Confira as maiores preocupações do Brasil, segundo o levantamento:
Crime e violência – 40%
Corrupção política e financeira – 39%
Saúde – 33%
Pobreza e desigualdade social – 33%
Impostos – 29%
As cinco maiores preocupações do mundo
Crime e violência – 33%
Inflação – 30%
Desemprego – 28%
Pobreza e desigualdade social – 28%
Corrupção política e financeira – 27%
O levantamento também perguntou sobre a percepção do rumo do país. No Brasil, 59% afirmam que o país está no caminho errado, um ponto percentual acima de setembro, mas ainda entre os melhores resultados do ano. Em fevereiro, esse índice chegou a 66%.



