Comportamento de risco

Maceió registra 2,6 mil casos de sífilis em adultos, gestantes e bebês

Saúde alerta para necessidade de prevenção, pois doença pode levar à morte
Por Tamara Albuquerque 26/10/2025 - 11:36
A- A+
Ascom SMS/Maceió
Saúde intensifica ações de combate e prevenção contra a sífilis em outubro
Saúde intensifica ações de combate e prevenção contra a sífilis em outubro

Maceió tem registrado aumento no número de casos de sífilis, doença transmitida principalmente por relação sexual desprotegida (vaginal, anal ou oral) com uma pessoa infectada, através do contato com lesões, ou da mãe para o filho durante a gravidez ou o parto.

Este ano, até o dia 21 de outubro, dados extraídos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN NET) mostram o registro de 1.961 casos de sífilis em adultos, 514 casos em gestantes e 161 casos de sífilis congênita em menores de um ano.

A doença pode apresentar diversas manifestações clínicas, a depender da fase que se encontra, como feridas, manchas na pele, febre e até mesmo lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte.

Dessa forma, durante o mês de outubro, onde é celebrado o Outubro Verde, mês de combate à sífilis e à sífilis congênita, a Secretaria de Saúde de Maceió reforça e intensifica a importância da prevenção, da testagem rápida e do tratamento adequado no combate à sífilis.

A SMS informa que o tratamento da sífilis é realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde, sendo conduzido tanto por médicos quanto por enfermeiros. Segundo a técnica da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da SMS, Tereza Carvalho, a prevenção da sífilis adquirida ocorre através de sexo protegido, já da sífilis congênita por meio de pré-natal adequado.

Quando se confirma o diagnóstico, por exame laboratorial, o usuário deve "realizar o tratamento corretamente, cumprindo o cronograma estabelecido pelo profissional de saúde. O tratamento é simples, rápido e se realizado corretamente e em tempo oportuno promoverá a cura e evitará sequelas”, esclarece a técnica.

Sobre o Outubro Verde


Como parte das atividades da campanha, será realizado um seminário voltado ao combate da sífilis, direcionado a profissionais de saúde, estudantes e usuários dos serviços.

A ação, promovida pelo Programa de ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais, acontece no próximo dia 30 de outubro, das 8h às 14h, no Auditório da Uninassau(Farol). As inscrições estão abertas em: https://eventos.sms.maceio.al.... é o mês nacional de combate à sífilis, com o objetivo de alertar a população, reforçar a importância da prevenção com o uso de preservativos e promover o diagnóstico e o tratamento precoce da infecção. 

A campanha foca especialmente em jovens, gestantes e seus parceiros, e também na prevenção da sífilis congênita, transmitida da mãe para o bebê durante a gravidez ou o parto. O terceiro sábado de outubro marca o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, reforçando as ações de conscientização ao longo do mês.


Encontrou algum erro? Entre em contato