Polícia
PF e CGU deflagram nova fase da Operação Sem Desconto no INSS
Estão sendo investigados os crimes de inserção de dados falsos em sistemas oficiais, entre outros
A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram nesta quinta-feira, 13, nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões.
Estão sendo investigados os crimes de inserção de dados falsos em sistemas oficiais, constituição de organização criminosa, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, além de atos de ocultação e dilapidação patrimonial.
Essa nova fase dá continuidade ao trabalho que o Governo do Brasil tem feito desde que foi revelado o esquema de descontos não autorizados de taxas em aposentadorias e pensões. O esquema criminoso foi iniciado em 2019 e descoberto no início de 2025.
Desde então, o atual Governo bloqueou os descontos, passou a investigar os criminosos, bloqueou as contas de suspeitos e também deu início ao ressarcimento dos valores aos aposentados e pensionistas que foram lesados.
Com a responsabilização dos criminosos, o Governo do Brasil pretende recuperar parte do dinheiro desviado e poder devolvê-lo aos aposentados e pensionistas que foram lesados. Se o dinheiro recuperado de contas criminosas não for suficiente, o Governo vai repor a diferença.
Por intermédio de um grande esforço de comunicação com aposentados e pensionistas, o Governo do Brasil criou condições para que os prejudicados possam descobrir se foram lesados, contestar os descontos e aderir a um acordo que já está devolvendo o dinheiro que foi desviado, mesmo os valores que foram indevidamente descontados em anos anteriores à atual gestão.
Na última quarta-feira (12/11), o ministro da Previdência, Wolney Queiroz, anunciou que o prazo para aposentados e pensionistas contestarem os descontos sofridos foi ampliado até fevereiro do ano que vem. Com a contestação, feita diretamente pelos pensionistas ao INSS, as pessoas podem ter o ressarcimento dos valores.



