JUSTIÇA

Questões de concurso anuladas em ação individual não tem efeito para todos

Advogado comenta a decisão da Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça
Por Assessoria 25/11/2025 - 11:17
A- A+
Divulgação
Questões de concurso anuladas em ação individual não tem efeito para todos
Questões de concurso anuladas em ação individual não tem efeito para todos

Em decisão da Primeira Turma, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reafirmou a jurisprudência segundo a qual a anulação de questões de concurso público em razão de decisão judicial proferida em ação individual não tem efeito erga omnes.

Com esse entendimento, o colegiado negou provimento ao recurso de um candidato inscrito no concurso de admissão ao curso de formação de soldados da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Ele pretendia obter a pontuação decorrente da anulação de questões da prova objetiva, decidida em ações individuais ajuizadas por outros candidatos.

Como destaca o advogado e professor, Fernando Maciel, o STJ reafirmou a jurisprudência daquele tribunal de que a anulação de questões de concurso público, obtidas por meio de uma ação judicial e individual, só geram efeitos para aquele candidato que ingressou com uma ação. “Ou seja, não geram efeitos ou vale para todos (erga ommes)”.

O advogado e professor, Fernando Maciel

“Caso os outros candidatos desejarem também obter aquele efeito jurídico, deverão ingressar com ações judiciais”, esclarece o advogado Fernando Maciel.

O relator lembrou que o Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento do Tema 485 da repercussão geral, firmou a compreensão de que "não compete ao Poder Judiciário substituir a banca examinadora para reexaminar o conteúdo das questões e os critérios de correção utilizados, salvo ocorrência de ilegalidade e inconstitucionalidade".

O ministro relator, Benedito Gonçalves, mencionou também que a jurisprudência do STJ se orienta no sentido de que as regras do edital são consideradas verdadeira lei interna do certame, e vinculam tanto a administração pública como os candidatos participantes.


Encontrou algum erro? Entre em contato