Alerta sanitário

Saiba os sintomas da cereulide, toxina encontrada em fórmulas da Nestlé

Anvisa proibiu lotes de produtos infantis por risco de contaminação bacteriana
Por Larissa Cristovão - Estagiária sob supervisão 07/01/2026 - 18:33
A- A+
Reprodução
Anvisa proíbe lotes de fórmula infantil da Nestlé por risco de contaminação por toxina
Anvisa proíbe lotes de fórmula infantil da Nestlé por risco de contaminação por toxina

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição de lotes de fórmulas infantis fabricadas pela Nestlé após identificar risco de contaminação pela toxina cereulide. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira, 7, e envolve produtos das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino.

Segundo a Anvisa, a cereulide é uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus e pode causar sintomas como vômito persistente, diarreia e letargia, caracterizada por sonolência excessiva, lentidão nos movimentos e dificuldade de reação. Diante do risco, a Nestlé iniciou o recolhimento voluntário dos produtos no Brasil e em outros países, após a substância ser detectada em itens fabricados em uma unidade na Holanda.

Segundo a Cleveland Clinic, a bactéria Bacillus cereus forma esporos capazes de liberar toxinas resistentes ao calor. Isso significa que cozinhar ou reaquecer alimentos contaminados não elimina a cereulide, que pode se multiplicar em temperatura ambiente.

O pediatra Albert Bousso, diretor do Hospital Infantil Darcy Vargas, explica que o risco é maior em bebês e crianças pequenas. “Elas têm menor margem de tolerância à ação da toxina. O principal perigo está na desidratação causada por vômitos intensos ou diarreia”, afirma.

Ainda segundo o especialista, o tratamento consiste basicamente em suporte clínico, com hidratação e monitoramento do estado geral da criança. Casos mais graves são considerados raros, e, na maioria das situações leves, os sintomas tendem a desaparecer em até 24 horas.

A Anvisa orienta que pais e responsáveis verifiquem os lotes dos produtos e suspendam o uso das fórmulas incluídas na medida preventiva.


Encontrou algum erro? Entre em contato