Eleições 2026

Levantamento mostra que 12 governadores apoiam Lula para presidente

Flávio Bolsonaro conta com apoio de 5 governadores em estados com mais eleitores
Por Redação 22/02/2026 - 13:59
A- A+
Ricardo Stuckert / PR
Lula tem mais apoio de governadores, mas Flávio Bolsonaro tem apoio em estados com mais eleitores
Lula tem mais apoio de governadores, mas Flávio Bolsonaro tem apoio em estados com mais eleitores

Na disputa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) pelo apoio de governadores nas eleições presidenciais, o petista sai na frente com mais gestores locais ao seu lado, mas o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conta com o apoio de Estados que concentram um número maior de eleitores. O levantamento é do Poder 360.

Lula tem, neste momento, o apoio de 12 governadores, que estão à frente de Estados com um total de 53 milhões de eleitores. Pelo menos 9 desses governadores pontuam mais de 50% na aprovação de seus governos. Já Flávio Bolsonaro conta, por enquanto, com o respaldo de 5 governadores que comandam 57,3 milhões de eleitores. Todos eles têm taxas de aprovação acima de 50% para suas administrações. 

O mapeamento, feito pelo Poder360, mostra que Lula parte na frente no número de governadores que devem apoiar a sua candidatura. Mas o campo bolsonarista avança em colégios eleitorais maiores.

No 2º turno, porém, a existe a possibilidade de que Flávio consolide mais apoios nos Estados, chegando a 13 governadores (os 5 declarados e 8 que ainda não decidiram). Lula, candidato único da esquerda, manteria os mesmos 12, em análise atual. 

Dois governadores não deram indicações de apoios no 2º turno: Eduardo Leite (PSD), do Rio Grande do Sul, e Gladson Cameli (PP), do Acre. O 1º ainda pleiteia a vaga de candidato a presidente. O 2º tem se dedicado a responder processos na Justiça e evita se posicionar nacionalmente.

Entre os aliados de Lula estão governadores do PT, PSB e MDB em Estados como Bahia, Ceará, Maranhão, Alagoas, Pará e Pernambuco –redutos tradicionais da esquerda no Nordeste e no Norte. O presidente também conta com apoio no Espírito Santo.

Flávio Bolsonaro tem palanque confirmado em 5 Estados: Distrito Federal, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – este último o maior colégio eleitoral do país, governado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), principal nome do campo conservador à frente de um governo estadual. 

Outros 8 Estados têm governadores com tendência a apoiar a direita, mas sem posição formalmente declarada: Amazonas, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia, Roraima, Goiás, Paraná e Tocantins. Aliados de Flávio Bolsonaro afirmam que as conversas para fechar palanques e apoios ainda estão em andamento.


Encontrou algum erro? Entre em contato