Eleições 2026
Levantamento mostra que 12 governadores apoiam Lula para presidente
Flávio Bolsonaro conta com apoio de 5 governadores em estados com mais eleitores
Na disputa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) pelo apoio de governadores nas eleições presidenciais, o petista sai na frente com mais gestores locais ao seu lado, mas o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conta com o apoio de Estados que concentram um número maior de eleitores. O levantamento é do Poder 360.
Lula tem, neste momento, o apoio de 12 governadores, que estão à frente de Estados com um total de 53 milhões de eleitores. Pelo menos 9 desses governadores pontuam mais de 50% na aprovação de seus governos. Já Flávio Bolsonaro conta, por enquanto, com o respaldo de 5 governadores que comandam 57,3 milhões de eleitores. Todos eles têm taxas de aprovação acima de 50% para suas administrações.
O mapeamento, feito pelo Poder360, mostra que Lula parte na frente no número de governadores que devem apoiar a sua candidatura. Mas o campo bolsonarista avança em colégios eleitorais maiores.
No 2º turno, porém, a existe a possibilidade de que Flávio consolide mais apoios nos Estados, chegando a 13 governadores (os 5 declarados e 8 que ainda não decidiram). Lula, candidato único da esquerda, manteria os mesmos 12, em análise atual.
Dois governadores não deram indicações de apoios no 2º turno: Eduardo Leite (PSD), do Rio Grande do Sul, e Gladson Cameli (PP), do Acre. O 1º ainda pleiteia a vaga de candidato a presidente. O 2º tem se dedicado a responder processos na Justiça e evita se posicionar nacionalmente.
Entre os aliados de Lula estão governadores do PT, PSB e MDB em Estados como Bahia, Ceará, Maranhão, Alagoas, Pará e Pernambuco –redutos tradicionais da esquerda no Nordeste e no Norte. O presidente também conta com apoio no Espírito Santo.
Flávio Bolsonaro tem palanque confirmado em 5 Estados: Distrito Federal, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – este último o maior colégio eleitoral do país, governado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), principal nome do campo conservador à frente de um governo estadual.
Outros 8 Estados têm governadores com tendência a apoiar a direita, mas sem posição formalmente declarada: Amazonas, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia, Roraima, Goiás, Paraná e Tocantins. Aliados de Flávio Bolsonaro afirmam que as conversas para fechar palanques e apoios ainda estão em andamento.



