Maceió

Criança de cinco anos morre por parada cardiorrespiratória após engasgo

Bernardo Oliveira se engasgou com uma balinha, foi socorrido e ficou quatro dias em UTI do HGE
Por Redação 21/02/2026 - 13:10
A- A+
Divulgação
Bernardo tinha cinco anos e se engasgou com uma balinha
Bernardo tinha cinco anos e se engasgou com uma balinha

A criança Bernardo Cavalcanti Morais de Oliveira, de 5 anos, faleceu após sofrer uma parada cardiorrespiratória em decorrência de um engasgo com uma balinha. Bernardo estava internado na UTI do Hospital Geral do Estado (HGE) há quatro dias, encaminhado pelos profissionais da UPA da Santa Lúcia, no Tabuleiro.

A tragédia aconteceu durante um passeio da família para compras em uma loja na parte alta de Maceió. Bernardo se engasgou e quando os avós perceberam entraram em desespero. A família pediu auxílio a uma funcionária da loja para tentar a manobra de Heimlich, com compressões abdominais.

Como não surtiu efeito, Bernardo foi levado às pressas para a UPA da Santa Lúcia. No caminho até a unidade, a criança desfaleceu. 

Na UPA, a criança foi atendida com prioridade pela equipe médica, que entendeu ser necessário fazer a transferência para o HGE, onde deu entrada em estado grave. A morte de Bernardo foi contatada nesta sexta-feira, 20. De acordo com o boletim médico do HGE, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória em consequência de engasgo. "Apesar de receber cuidados intensivos especializados, a gravidade inviabilizou a conversão do quadro, resultando, lamentavelmente, no óbito", informou o hospital.

Bernardo foi velado na manhã deste sábado, 21, na Igreja Batista de Luziápolis, em Campo Alegre, Agreste de Alagoas. O sepultamento está previsto para às 16h.


Encontrou algum erro? Entre em contato