AGLOMERAÇÃO

Feriadão pode ser fator de risco para novos casos da Covid-19

Por Tamara Albuquerque 07/10/2020 - 09:27

ACESSIBILIDADE

Agência Alagoas
Órgãos sanitários alertam para importância do distanciamento individual mesmo ao ar livre
Órgãos sanitários alertam para importância do distanciamento individual mesmo ao ar livre

O país terá um final de semana prolongado, já que a próxima segunda-feira, 12, é feriado em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. É o segundo feriadão este ano após a instalação da pandemia do novo coronavírus. O clima com altas temperaturas deve estimular a ida das pessoas ao banho de mar, rios e atividades ao ar livre. A grande preocupação dos profissionais da saúde e órgãos sanitários é com a possibilidade de uma nova onda de infecção pelo vírus e o consequente aumento de casos de Covid-19 pós-feriadão.

No primeiro feriadão de 2020, em 7 de setembro, a população foi às praias sem máscaras e não cumpriu o distanciamento individual em muitas cidades, inclusive em Maceió, que registrou aglomeração na orla- tanto no calçadão quanto nas areias das praias. O resultado do feriadão, segundo o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conasems) foi a alta nos casos de covid-19 em locais que já registraram grande número de mortes, como em Manaus, por exemplo.

Em reunião virtual com deputados, o presidente do Conasems, Mauro Junqueira, foi questionado sobre a possibilidade de novo confinamento da população brasileira, em razão de uma maior disseminação da Covid-19. “Se tivermos uma piora, o que pode acontecer? O que faríamos de diferente?”, questionou o relator da comissão mista, deputado Francisco Júnior (PSD-GO). “Não podemos baixar a guarda. Senão, vamos ter que fazer fechamento, lockdown”, respondeu

Em Alagoas os apelos dos secretários municipais da Saúde e demais órgãos sanitários é de que as pessoas mantenham as orientações do protocolo e evitem aglomerações ao ar livre. Não é o banho de mar que dissemina o novo coronavírus, mas o contato mais próximos dos banhistas, das pessoas que se desarmam de medidas que as protegem da infecção.

Alagoas tem notificados 88,2 mil casos confirmados de covid-19, uma doença ainda desconhecida da comunidade científica. Sabe-se muito pouco sobre o comportamento do vírus, mas a grande certeza é de que ele infecta os seres humanos ao entrar em contato com as mucosas do nariz, boca, olhos. Por isso, é importante o uso da máscara facial e o distanciamento seguro entre indivíduos.


Encontrou algum erro? Entre em contato