Covid-19

Penedo terá recursos para manter UTI Adulto por mais 30 dias

Por Tâmara Albuquerque 09/12/2020 - 08:25

ACESSIBILIDADE

Ascom/Prefeitura de Penedo
UTI Adulta da Santa Casa de Misericórdia de Penedo
UTI Adulta da Santa Casa de Misericórdia de Penedo

O município de Penedo vai receber os recursos destinados à manutenção de sete leitos de UTI exclusivos para pacientes graves de covid-19. O prazo para financiamento desses leitos é de mais 30 dias, contados após o final do contrato vigente com o Ministério da Saúde.

O Ministério prorrogou a manutenção de 1.420 leitos de UTI Adulto em 17 estados brasileiros. Em Alagoas, foi aceita a solicitação encaminhada pelo município de Penedo. O investimento nas prorrogações é de R$ 68,1 milhões, para que estados e municípios façam o custeio dessas unidades pelos próximos 30 dias. 

As portarias que autorizam a prorrogação do custeio dos leitos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira, dia 7. O Ministério da Saúde vem prorrogando os leitos de UTI para pacientes com covid-19 desde agosto. 

O gestor local de saúde pode solicitar ao Ministério a prorrogação quantas vezes avaliar necessário, desde que atenda as orientações da pasta, como a Taxa de ocupação superior a 50% dos leitos encontrados no plano de contingência.

Em Penedo, a UTI para covid-19 tem sete leitos e fica na Santa Casa de Misericórdia. Na última segunda-feira apenas 1 leito do setor estava ocupado. Penedo registra, segundo o mais atual boletim da Secretaria de Estado da Saúde, 1.656 casos confirmados do novo coronavírus e 23 óbitos.



Encontrou algum erro? Entre em contato