RESTRIÇÕES MAIS DURAS

Governador coloca estado em fase vermelha e fecha acesso às praias

Comércio muda horário de funcionamento e transportes intermunicipais estão suspensos a partir de sexta-feira
Por Tamara Albuquerque 16/03/2021 - 18:06
Atualização: 16/03/2021 - 19:35

ACESSIBILIDADE

Reprodução
Renan Filho na coletiva: estado volta à fase vermelha
Renan Filho na coletiva: estado volta à fase vermelha

O governador Renan Filho endureceu as medidas de restrição para circulação de pessoas e funcionamento de setores da economia, visando frear a transmissão do novo coronavírus. O estado entra na fase vermelha a partir da próxima sexta-feira (19) e as medidas ficam em vigor por 14 dias.

Com o novo decreto, que deve ser publicado no Diário Oficial de Alagoas ainda hoje, o estado limita a circulação de pessoas até às 21 horas. A partir deste horário, só será permitida circulação nas ruas para quem tiver a destino de realizar atividades essenciais para a família e trabalho.

O acesso à praias, lagoa e rios está proibido aos finais de semana em todo o estado. O uso do calçadão e da faixa da areia da praia em Maceió e municípios do litoral só é autorizado de segunda a sexta-feira para atividades individuais. 

O comércio funcionará da seguinte forma: no Centro, das 9 às 17 horas. Fica vedado a abertura de lojas aos sábados, domingos e segundas-feiras.

Os shoppings de Maceió e no interior funcionarão das 11 às 20 horas, mas fica vedado a abertura aos sábados, domingos e terças-feiras.

As lojas de bairros e galerias podem abrir das 10 às 18 horas, sendo vedado o funcionamento aos sábados, domingos e segundas-feiras.

Bares e restaurantes permanecem fechados. As feiras livres são consideradas essenciais e estão permitidas. Renan Filho pediu a intervenção da Associação dos Municípios Alagoanos para intermediar juntos aos prefeitos que intensifiquem as regras de segurança.

Uma novidade do decreto é a permissão do funcionamento de academias para pessoas abaixo de 60 anos e não tenham comorbidades. Entretanto a frequência deve ser agendada. 

Igrejas e templos devem funcionar com apenas 30% da capacidade e salões de beleza só podem abrir as portas para o cliente que agendar.

Os transportes intermunicipais estão proibidos de circular no estado a partir de sexta-feira e por até 14 dias.

Renan Filho apresentou os números da pandemia e enfatizou a necessidade de endurecer as restrições para evitar o colapso na área da saúde. Nesta noite, o estado estará recebendo 600 mil doses da vacina Coronavac e será possível vacinar a população em geral com idades de 74,73 e 72 anos, além dos profissionais da saúde na faixa etária dos 55 aos 71 anos.


Encontrou algum erro? Entre em contato