ALAGOAS
Ocupação de UTIs Covid é de 91% nesta quarta-feira, véspera do novo decreto

A taxa de ocupação de UTIs Covid em Alagoas é de 91% nesta quarta-feira (9), véspera do anúncio de novo decreto pelo governo do estado sobre restrições na pandemia. Os dados são do boletim epidemiológico mais recente e divulgado ontem à tarde pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Atualmente o estado conta com 390 leitos de UTI na rede pública e contratualizados na iniciativa privada. Desse total, 354 estão ocupados. São 220 leitos em Maceió, com ocupação de 199 (90%) e 170 leitos no interior, com 155 pacientes (91%). Já os 447 leitos com respirador registram ocupação de 87%.
Nesta quinta-feira o governador Renan Filho anuncia novas regras para o Plano de Distanciamento Social Planejado, já que o decreto em vigor se expira amanhã. No decreto atual, o governo recuou a flexibilização em setores econômicos e atividades sociais em decorrência do aumento de casos e óbitos por covid-19.
Se os indicadores que mensuram o comportamento da pandemia no estado não apontarem melhora, o governo pode manter as regras atuais, como já ocorreu antes. Além disso, os técnicos temem que havendo flexibilização nas medidas restritivas possa facilitar a realização das festas juninas clandestinas e mesmo realizadas entre familiares, aumentando a transmissão do coronavírus.