IMUNIZAÇÃO

MPF vai investigar aplicação de três doses da vacina contra covid em alagoanos

Universidade Federal de Alagoas (Ufal) revelou que pelo menos 463 tomou três doses
Por Redação 09/07/2021 - 12:34

ACESSIBILIDADE

Assessoria
Suposta fraude foi revelada pelo pela Ufal
Suposta fraude foi revelada pelo pela Ufal

A aplicação da terceira dose de vacinas contra a covid-19 em 463 alagoanos em 83 municípios será investigada, informou o Ministério Público Federal no final da manhã desta sexta-feira, 9. A suposta fraude foi revelada pelo Laboratório de Estatística e Ciência dos Dados, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) na quarta-feira, 7.

"No entanto, os órgãos de gestão da saúde no estado de Alagoas estão averiguando o fato, e as conclusões serão apresentadas aos órgãos de controle. Caso seja constatada fraude, os Ministérios Públicos adotarão as providências cabíveis", informou a instituição por meio de nota.

Na última quarta, um estudo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) revelou que pelo menos 463 alagoanos em 83 dos 102 municípios do estado tomaram três doses de alguma vacina disponibilizadas para o combate ao coronavírus.

Em entrevista concedida à GloboNews, o coordenador do estudo, Krerley Oliveira, informou que o levantamento foi feito a partir do cruzamento de dados dos registros de imunização nos estados.

“Observamos registros de pelo menos três doses em pessoas com o mesmo nome, sexo, data de nascimento e endereço em datas diferentes. Não é um erro simples de informação no sistema, são dados preocupantes e precisam ser analisados”, comenta.

Ainda de acordo com o coordenador, as conclusões não significam necessariamente que a pessoa tenha tomado as três em Alagoas. "Pode ter tomando uma em outro estado. Agora compete à Secretaria de Saúde e aos órgãos fiscalizadores investigar a situação. Esse tipo de coisa compromete o trabalho que vem sendo feito na vacinação, uma vez que ainda temos muita gente para imunizar", ressaltou.

Publicidade

Continua após a publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato