COVID-19
Vacinação de adolescentes deve retornar em Alagoas, diz Renan Filho

O governador Renan Filho usou as redes sociais, na manhã desta sexta-feira, 17, para se pronunciar a respeito da suspensão da vacinação contra covid-19 em adolescentes sem comorbidades.
"Depois da confusão de ontem, onde o Ministro da Saúde tentou explicar a suspensão de vacinas a adolescentes, determinei reunião do Grupo Técnico da Saúde para que tomemos decisão sobre a questão. A tendência é que liberemos novamente a vacinação para adolescentes", disse no Twitter.
Mesmo com a determinação do governo federal, Maceió prossegue a vacinação em adolescentes. Com isso, todos os adolescentes de 12 anos sem comorbidades poderão se vacinar nos oito pontos de vacinação distribuídos pela capital.
O fato
Pressionado pela falta de imunizantes para a segunda dose em alguns Estados, como São Paulo, o ministro Marcelo Queiroga decidiu nesta quinta-feira (16) voltar atrás na imunização de jovens de 12 a 17 anos, autorizada no Brasil com a vacina da Pfizer.
O ministro, agora, indica a aplicação somente naqueles que tenham algum tipo de comorbidades ou estejam em privação de liberdade. A determinação se estende inclusive para quem já tomou a primeira dose.
Para justificar a decisão, o ministro usou a entrevista coletiva para reverberar informações não oficiais que correm por redes e mídias bolsonaristas, levantando suspeitas sobre a eficácia das vacinas da Pfizer no público jovem e contrariando a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de organismos internacionais de excelência.
Publicidade
Continua após a publicidade