IMUNIZAÇÃO

Mais de 110 mil pessoas estão atrasadas para 2ª dose das vacinas em Maceió

Especialistas reforçam o alerta para a necessidade da imunização completa
Por Redação com Secom Maceió 12/11/2021 - 13:05

ACESSIBILIDADE

Secom Maceió
Vacinação em Maceió
Vacinação em Maceió

A Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou nesta sexta-feira, 12, que o percentual de pessoas com atraso para tomar a segunda dose das vacinas contra a covid-19 chegou a 17,6% das pessoas vacinadas com a primeira dose.

O levantamento mostra que 110.535 pessoas não haviam comparecido no prazo marcado no cartão de vacinação para completar o ciclo vacinal. Os resultados são fruto da última atualização semanal, feita com base nos dados do último dia 9 de novembro.

Do total de pessoas atrasadas para tomar a segunda dose, 31.292 não concluíram a imunização com a vacina Coronavac, 26.149 com Astrazeneca e 53.094 com a vacina Pfizer.

Médicos especialistas reforçam o alerta para a necessidade da imunização completa para reduzir a ocorrência de casos graves, hospitalização e mortes por covid-19.

“É importante lembrar que todos os imunizantes são eficazes para evitar um possível óbito. A vacina é uma estratégia coletiva, a população precisa se unir e fazer sua parte para que tenhamos resultados positivos e avancemos para o controle da pandemia”, ressalta o infectologista Renee Oliveira.

O médico lembra dos riscos a que estão expostas as pessoas que não se vacinaram ou não completaram o ciclo de vacinação, especialmente no momento em que se aproximam as grandes festas de verão.

“O número de faltosos, infelizmente, continua grande e isso nos preocupa. Estamos próximos do final do ano e, logo depois, teremos o carnaval. Não é um momento para a população relaxar, os cuidados precisam continuar e todos precisam se vacinar o mais rápido possível", alerta.

A análise do número de faltosos considera apenas o município de aplicação Maceió e que alguns destes usuários podem ter recebido a segunda dose em outras localidades.

A análise é feita por meio da plataforma da vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde, por meio da base de dados do dia 10 de novembro.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato